Números são a base para ciência e tecnologia. E são eles que atestam o potencial da educação durante a 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@, promovida pelo Sistema FIERGS e ocorrida entre os dias 5 e 8 de novembro. Durante os quatro dias de atividades, foram 152 projetos em exposição – 148 de alunos Sesi e quatro de escolas públicas convidadas –,150 profissionais em campo, público superior a 8 mil visitantes e mais de 26 oficinas, palestras e experiências gratuitas. Tudo distribuído em área superior a 5 mil metros quadrados da nova Escola Sesi de Ensino Médio Paulo D´Arrigo Vellinho, em Canoas, inaugurada na última terça-feira (5).
De acordo com o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, a Mostra Com Ciênci@ cumpre o papel de estimular crianças, jovens e adultos a compartilhar, a interagir e a pesquisar usando a ciência, a tecnologia, a engenharia, as artes e a matemática – o intuito, afirma, é desenvolver projetos que resolvam problemas da sociedade. Complementarmente, simboliza a força da Educação ante os desafios impostos à sociedade, como foi o caso das enchentes de maio no Rio Grande do Sul, sendo Canoas uma das cidades mais atingidas.
“Esta edição, em especial, marca a inauguração do nosso novo complexo educacional de Canoas. E, também, é o nosso primeiro grande evento depois das enchentes que tanto afetaram o nosso Estado, especialmente nesta unidade, que serviu de abrigo, onde o Sesi-RS acolheu mais de 500 pessoas durante a crise climática. Agora, o local serve como um espaço de reconstrução para que sejamos mais resilientes e fortes”, pontua Colombo.
Para a gerente da área de educação do Sesi-RS, Sonia Bier, tanto a inauguração da escola em Canoas quanto a Mostra Sesi Com Ciênci@, consolidam um projeto de educação que a entidade vem desenvolvendo há mais de dez anos. O objetivo desse projeto é fortalecer as novas gerações para que eles possam encontrar soluções dos desafios de agora e do futuro.
“Quando tem tantos mil visitantes, mais de uma centena de escolas participando e professores assistindo as palestras, discutindo e ajudando a refletir sobre diferentes contextos, a gente sente que há um espaço a ser ocupado de uma forma qualitativa para auxiliar a fazer a reconstrução do Rio Grande do Sul, a fazer a transformação deste estado”, avalia Sonia, que acrescenta:
“A Mostra Sesi Com Ciênci@ tem sido uma oportunidade para demonstrar como é que os jovens podem contribuir para as mudanças e para a melhoria das questões da sua coletividade, do nosso estado e do país como um todo. Mas, neste momento, ela se reveste de um significado mais denso, que é o de unir as pessoas, as comunidades educativas, neste processo tão difícil, doloroso, mas também tão bonito e esperançoso que é reconstruir o nosso estado. Sob novas lentes, com o olhar e com a jovialidade dos nossos alunos. Isso é importante.”
Foto: Dudu Leal
TECNÓIA VENCE A COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA EJA
Ao entardecer da última quinta-feira (7), foi realizado o Torneio de Robótica da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Participaram 10 equipes classificadas previamente entre as 30 inscrições efetivadas depois da enchente – antes das fortes chuvas de maio, eram 70 candidatos. Foram 17 polos de EJA envolvidos. Os times que chegaram até a fase derradeira foram: Caixa Preta (Cachoeira do Sul), Caxias Tech (Caxias do Sul), Robô Care (Guaporé), SeratoTech (Nova Prata), Tech Titans (Bento Gonçalves), TecNóia (Novo Hamburgo), Tek Life (Guaporé), Transformer (Porto Alegre), WALL.E (Pelotas) e Wall-E Robótica Gravataí (Gravataí).
A grande vencedora foi a TecNóia (cujo nome brinca com o apelido pelo qual o município de origem é chamado), que recebeu a maior pontuação dos jurados na realização das tarefas Desafio do Robô e, ainda, na Categoria do Robô.
Eduardo Duarte, professor de física no EJA da unidade Sesi Novo Hamburgo, destaca que essa é a primeira vez do grupo na competição. E que o trabalho de construção e pesquisa para o robô transcende o aprendizado e a questão tecnológica. “Começou depois da enchente, quando a gente viu que tinha de resgatar alunos, e o projeto serviu para isso. Esse é o principal motivo de termos feito tudo. Felizmente, devido à sabedoria dos nossos alunos, fomos campeões”, celebra o educador.
“O Sesi Novo Hamburgo nunca ganhou um campeonato assim, então a satisfação é enorme. Esse ano conseguimos vir e dar nosso melhor”, acrescenta Ronan Silva Porfirio, 31 anos, um dos alunos envolvidos e responsável por “pilotar” a robô durante a prova.
O tema da competição de robótica do EJA 2024 foi Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS3), que tem a ver com “boa saúde e bem-estar”. O intuito era conscientizar sobre a importância de hábitos saudáveis e seu impacto nos bem-estares físico e mental, estimular a criação de soluções criativas e acessíveis para a promoção da vida saudável, incentivar a exploração de uma abordagem interdisciplinar, integrando conhecimentos da área da saúde a outros campos para criar soluções mais completas e eficazes.
Confira os vencedores do Torneio de Robótica EJA nas respectivas categoria:
Desafio do Robô
1º lugar – TecNóia
2º lugar – Caixa Preta
Revelação
Wall-E
Design do robô
1º lugar – TecNóia
2º lugar – SeratoTech
Apresentação
1º lugar – SeratoTech
2º lugar – Teck Life