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BYD cria navio movido a gás para transportar 7 mil carros de uma vez

BYD cria navio movido a gás para transportar 7 mil carros de uma vez

BYD pretende lançar mais seis navios nos próximos dois anos

Uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo, a BYD anuncia seu próprio navio cargueiro, o Explorer Nº 1, que tem capacidade para transportar 7 mil veículos, e já faz sua primeira viagem. Saindo do porto de logística em Shenzhen, na China, a embarcação teve entrega oficial na última quarta-feira (10), em outra província chinesa, e agora está a caminho da Europa.

O navio foi construído pela empresa subsidiária do grupo China International Marine Containers, responsável pela fabricação e distribuição de equipamentos de transporte, sendo equipado com sistema de propulsão de combustível convencional e gás natural. Essa tecnologia entrega baixa emissão de nitrogênio e enxofre, o que torna o modelo mais sustentável. Vale ressaltar, que o Explorer Nº 1, como o nome já diz, é o primeiro navio cargueiro de uma série de sete, que serão lançados nos próximos dois anos. Inclusive, a expectativa é que venham integrados com a tecnologia de bateria de armazenamento de energia da fabricante chinesa.

Com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, a embarcação atinge velocidade máxima de 19 nós, que equivale a 35,1 km/h. Após a exportação de 242.765 veículos e venda de mais de 3 milhões de veículos no ano passado, a BYD pretende aumentar esses números em 2024, já que a frota de navios aumentará a capacidade logística da fabricante. Existe a possibilidade de que os navios cargueiros não sejam usados apenas pela BYD, mas também possam fazer parcerias e transportar veículos de outras fabricantes chinesas.

BYD no Brasil

A BYD está crescendo muito no Brasil. O Dolphin foi o modelo elétrico mais vendido do Brasil em 2023, com mais de 4,5 mil unidades emplacadas entre junho e novembro. O modelo, ainda, foi eleito o Carro do Ano 2024. Para 2024, a expectativa gira em torno do início das operações da fábrica em Camaçari, na Bahia, que pertenceu à Ford.

Por Júlia Toledo (com André Schaun)
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