Enquanto julho foi o melhor mês da série histórica nas vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil, os eletrificados plug-in (BEV e PHEV) foram destaque com crescimento acima da média dentro do segmento.
Acompanhando os bons resultados do mercado automotivo no mês passado, os emplacamentos de veículos leves eletrificados atingiram 7.462 emplacamentos em julho, o maior número já registrado pela série histórica da ABVE (Associação Brasileira dos Veículos Elétricos).
Avançado forte sobre 2022, os emplacamentos de híbridos plug-in (PHEV) chegaram a 2.627 unidades em julho, um crescimento impressionante de 250% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na mesma onda, os carros elétricos a bateria (BEV) tiveram 950 emplacamentos no mês passado, 116% de aumento sobre julho de 2022.
Passando ao ranking dos carros elétricos mais vendidos em julho temos uma surpresa no topo da lista: o campeão de vendas foi o BYD D1 (143), monovolume elétrico desenvolvido para os serviços de aplicativo e que teve forte demanda por locadoras.
Na segunda colocação temos o Volvo XC40 (106), SUV elétrico compacto que tem sido ocupado o topo da lista por muito tempo, seguido por outro modelo da BYD fechando o pódio, o BYD Yuan Plus (97), que tem figurado entre os mais vendidos desde o seu lançamento no início do ano, mas sem chegar ao topo da lista.
Em quarto lugar temos um lançamento recente, o Chevrolet Bolt EUV (84), que será vendido em um lote limitado a 200 unidades e foi seguido de perto pelo também novato BYD Dolphin (80) na quinta posição – aqui vale um comentário: o Dolphin já teve mais de 3.000 unidades vendidas, porém, não emplacadas – o que deve ocorrer de forma mais consistente a partir do final de agosto, segundo relatado.
Mais abaixo, na sexta colocação, temos o Volkswagen ID.4 (50), que será oferecido apenas na modalidade assinatura em nosso mercado e superando por pouco o Volvo C40 (44). JAC E-JS1 e BMW iX3 empataram na oitava posição, ambos com 39 unidades emplacadas. Mini Cooper (29) e Hyundai Kona EV (26), fecharam o top 10, marcando a estreia do SUV elétrico da Hyundai no país.
Ranking | Modelo | Emplacamentos em julho |
1º | BYD D1 | 143 |
2º | Volvo XC40 | 106 |
3º | BYD Yuan Plus | 97 |
4º | Chevrolet Bolt EUV | 84 |
5º | BYD Dolphin | 80 |
6º | Volkswagen ID.4 | 50 |
7º | Volvo C40 | 44 |
8º | JAC E-JS1 | 39 |
8º | BMW iX3 | 39 |
9º | Mini Cooper | 29 |
10º | Hyundai Kona EV | 26 |
Destaque entre os eletrificados, os modelos híbridos plug-in foram os mais cresceram dentro do segmento. E no topo da lista temos o GWM Haval H6 PHEV (602), o preferido em julho, seguido pelo rival também chinês BYD Song Plus (444), com o “veterano” Volvo XC60 (394) fechando o pódio.
Mais adiante vem o Caoa Chery Tiggo 8 (378) na quarta posição, seguido de longe pelo Porsche Cayenne (187). O BMW X5 (96) foi o sexto na preferência, superando outro modelo do grupo BMW, o Mini Cooper Countryman (67).
Volvo XC90 (65), Audi Q5 (64) e BMW X6 (50), ficaram com as últimas três posições, fechando o top 10.
Ranking | Modelo | Emplacamentos em julho |
1º | GWM Haval H6 | 602 |
2º | BYD Song Plus | 444 |
3º | Volvo XC60 | 394 |
4º | Caoa Chery Tiggo 8 | 378 |
5º | Porsche Cayenne | 187 |
6º | BMW X5 | 96 |
7º | Mini Cooper Countryman | 67 |
8º | Volvo XC90 | 65 |
9º | Audi Q5 | 64 |
10º | BMW X6 | 50 |
Parabéns!