Construsul 2023: Cases de sustentabilidade na feira

Construsul 2023: Cases de sustentabilidade na feira

A Construsul, Feira Internacional da Construção, acontece de 1 a 4 de agosto de 2023 no Centro de Eventos FIERGS, trazendo à tona uma pauta essencial para o futuro da construção civil: a sustentabilidade. Entre os projetos e iniciativas, destacam-se a aplicação de tecnologias sustentáveis em diferentes aspectos da construção civil, como isolamento térmico, captação de água da chuva, materiais reciclados e técnicas de reuso.

Um dos destaques é a Unicomper, que por um processo inovador transforma o “blister”, embalagem vazia de medicamento, em rodapés, roda forros, portas e batentes.

“Utilizamos o que vem dos laboratórios farmacêuticos e também o que vem do consumidor final. Coletamos as cartelas de medicamento vazias em pontos espalhados pelo Rio Grande do Sul e Brasil inteiro. Levamos essas cartelas para a fábrica, onde as picamos em pequenos pedaços e as transformamos em pó. Em seguida, adicionamos outros componentes, como pó de pedra e aditivos, e produzimos perfis. Com esses perfis, fabricamos rodapés, portas, batentes e guarnições, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Antes, a separação do PVC e do alumínio causava impacto ambiental, mas agora, com parcerias e pesquisas, utilizamos cem por cento do blister, incluindo PVC e alumínio juntos. Somos uma empresa pequena, mas com orgulho de sermos cem por cento sustentáveis”, afirmou a diretora administrativa da empresa, Hermine Luiza Schreiner.

O material, além de ser ecologicamente correto, é impermeável, não propaga chamas e é resistente contra cupins. A empresa é pioneira no Brasil na utilização dessa tecnologia na indústria de portas, com patente requerida no INPI.

Outro exemplo sustentável está presente no estande da Atlas Pincéis. A linha Imperial apresenta cabo de madeira de reflorestamento com design alongado e ergonômico. Além de fornecer maior firmeza e segurança na pega, ele também contribui para maior precisão no acabamento.

A Telhado Vivo, empresa de paisagismo e soluções ecológicas, está presente com um stand inovador. A empresa exibe seus serviços de paisagismo, telhado verde, irrigação, biopiscinas, jardim vertical e lagos. Além disso, a expositora promove uma ação solidária, arrecadando recursos para apoiar a instituição beneficente “Unidas Pela Vida” de Nova Petrópolis, demonstrando seu compromisso social e ambiental.

Outro item que chama a atenção está no estande do Grupo Force. Eles exibem pisos, tapetes e pneus feitos de resíduos de sandálias Havaianas.

Presente mais uma vez na Construsul, a Krona respeita o meio ambiente e atua para preservá-lo. Em suas unidades fabris mantém áreas de preservação, com a conservação e plantio de árvores nativas. Só na unidade matriz são cerca de 40 mil metros quadrados plantados. Além disso, é feito reaproveitamento de água e todas as unidades fabris obedecem aos protocolos ambientais e procuram implantar boas práticas ecológicas, como o reaproveitamento de água da chuva nos processos industriais.

Construsul – 24ª Feira Internacional da Construção

Data: 1 a 4 de agosto de 2023
Horário: Das 13h às 21h
Local: Pavilhão do Centro de Eventos FIERGS
Endereço: Av. Assis Brasil, 8787 – Sarandi, Porto Alegre/RS
Mais informações: https://feiraconstrusul.com.br/home/