Projetos Desafio Voluntário e Via Solidária estimulam ações de voluntariado entre funcionários
O Dia do Voluntariado é comemorado internacionalmente em 5 de dezembro. Instituída pela ONU, a data tem como propósito fazer com que o espírito de solidariedade se espalhe pelo mundo por meio de diferentes ações realizadas em vários países. A Citrosuco, uma das principais produtoras de sucos e ingredientes de laranja do mundo, é integrante do Desafio Voluntário, projeto criado pelo Instituto Votorantim que tem como objetivo fomentar o voluntariado entre os funcionários das empresas do grupo.
A Citrosuco participa do Desafio Voluntário desde 2018. Neste período, mais de 2.400 participações de funcionários Citrosuco já foram realizadas em diferentes projetos, como a Carriola do Saber, com distribuição de livros para crianças e adultos; Árvore do Bem, que promove arrecadação de brinquedos no período do Natal; e projeto Matão + Verde, com o plantio de árvores nativas feitos por voluntários em homenagem às crianças que nascem em Matão (SP).
Em 2024, as ações de voluntariado com participação de empregados da Citrosuco incluíram a distribuição de mais de 500 livros, plantio de 1.000 mudas de árvores e organização de Feira de Profissões para mais de 1.200 alunos do Ensino Médio, entre outras atividades.
Via Solidária
Outra iniciativa de voluntariado da Citrosuco, por meio do Instituto Votorantim, é a Via Solidária. Nesta campanha, os funcionários podem voluntariamente optar por realizar doação de até 6% do Imposto de Renda devido para projetos sociais. Estes recursos são direcionados aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), estimulando a proteção dos direitos dos jovens brasileiros.
Ao longo dos últimos 7 anos, a campanha Via Solidária já arrecadou mais de 4 milhões de reais e impactou positivamente 27 municípios. Desde 2018, a Citrosuco lidera a arrecadação de recursos para o Via Solidária. Somente em 2024, mais de R$ 180 mil já foram doados por funcionários. Com o montante arrecadado na edição do último ano, foram apoiados os CMDCAs das cidades de Matão, Nova Granada e Catanduva, todas no Estado de São Paulo. Para 2025, além de Matão e Nova Granada, os recursos também serão doados ao CMDCA de Capão Bonito (SP).
“Iniciativas como o Desafio Voluntário e a Via Solidária estimulam em nossos funcionários um profundo senso de propósito e impacto positivo. Ao doar tempo, recursos e conhecimento em prol do próximo, estamos construindo um futuro mais justo para todos”, destaca Orlando Nastri, Head de ESG da Citrosuco.
“Em sua 10ª edição, a campanha Desafio Voluntário já beneficiou mais de 579 mil pessoas e contou com mais de 62 mil participações voluntárias de funcionários das empresas da Votorantim. Cada ação realizada simboliza o engajamento para o desenvolvimento das comunidades em que estamos inseridos”, destaca Ana Paula Bonimani, Gerente de Programas Sociais do Instituto Votorantim.
Sobre a Citrosuco
A Citrosuco cultiva, produz e entrega alimentos de origem natural e sustentável para diversos países ao redor do mundo. Desenvolvemos o nosso negócio baseado na integridade, com foco na promoção de um planeta e de pessoas saudáveis, nutrindo relações diversas e de influência com toda a cadeia.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é um centro de inteligência aplicada a temas socioambientais e tem como compromisso gerar impacto positivo para a sociedade em parceria com as empresas do portfólio Votorantim. Criado em 2002, já executou mais de R$1,5 bilhão em iniciativas socioambientais realizadas em parcerias com as empresas do portfólio da Votorantim, alcançando mais de 10 milhões de pessoas.