Companhia se baseia na estratégia continuada de foco e competitividade, com expansão em canais estratégicos e ganhos de market share no Brasil, além de avanços na execução da agenda internacional. Foto: divulgação

Com lucro líquido de R$ 87 milhões, Alpargatas fortalece liderança no mercado

Com lucro líquido de R$ 87 milhões, Alpargatas fortalece liderança no mercado brasileiro e avança em estratégia de crescimento no 2T25

A Alpargatas divulgou os resultados financeiros do segundo trimestre de 2025 nesta quinta-feira (7), com destaque para o desempenho sólido no mercado brasileiro e avanços estratégicos em públicos, canais e mercados prioritários internacionais. A companhia, dona da icônica marca de chinelos Havaianas, atingiu uma receita líquida de R$ 1,101 bilhão, aumento de 8,3% em relação ao período equivalente de 2024, com crescimento tanto no internacional (13%) quanto no Brasil (8%). No período, a companhia alcançou 48,8 milhões de pares vendidos globalmente.

Seguindo as etapas de retomada, a estratégia de foco e competitividade da Alpargatas continua a gerar resultados concretos, com a operação no Brasil demonstrando especial solidez e crescimento. Um dos principais destaques foi o ganho de participação de mercado, com a Havaianas retomando sua tendência de crescimento e atingindo 77% de market share no canal alimentar ao final de junho.

A companhia também avançou em suas frentes estratégicas de canais e portfólio, registrando um crescimento nos canais DTC (direto ao consumidor) e no especializado. Ao mesmo tempo, expande sua oferta de produtos para novas audiências, como o público masculino. Com um modelo de crescimento robusto, registrou aumento de 1,7% no sell-out acumulado no ano e um crescimento de 22% no canal “Direct-to-Consumer (DTC)” e especializado.

“A estratégia baseada em foco e competitividade, que permeia todas as operações da Alpargatas, vem permitindo a retomada de desempenho eficiente. Seguimos com uma abordagem clara de crescimento sustentável, com boa aderência do portfólio e evolução na execução. Também seguimos com disciplina no investimento em marketing, priorizando a construção e valorização da nossa marca Havaianas dentro e fora do Brasil. Além disso, o investimento na estratégia de canais vem sendo um pilar decisivo nos resultados, nos conectamos ainda mais com grandes varejistas e abastecemos estrategicamente os canais na preparação para a virada de coleção, que aconteceu neste segundo trimestre”, afirma Liel Miranda, CEO da Alpargatas.

No mercado brasileiro, a Alpargatas vendeu 42 milhões de pares de Havaianas, a queda de 5% no volume de pares vendidos no trimestre é resultado da antecipação de vendas feita no 1T25. Conforme esperado, a decisão de antecipar parte do sell-in no início do ano teve como consequência uma desaceleração no volume no segundo trimestre, movimento considerado saudável para manter o equilíbrio entre sell-in e sell-out ao longo do semestre. Esse ajuste reflete o compromisso da companhia com uma gestão comercial disciplinada, focada em abastecimento adequado da cadeia, sem comprometer a dinâmica de giro ou pressionar estoques nos canais.

A inovação e a velocidade no digital foram decisivos para o avanço no Brasil. Os resultados ficam evidentes em campanhas como a das Havaianas “Encardida”, que gerou engajamento e visibilidade significativos. A ação com forte componente digital exemplifica a capacidade da empresa de se conectar com o consumidor brasileiro, impulsionando as vendas e fortalecendo ainda mais a marca no ambiente online. A companhia seguiu a estratégia de manter a composição de níveis saudáveis de investimento em marketing, focado no fortalecimento e na construção de marca, tanto no mercado brasileiro quanto no internacional.

Desempenho internacional

A estratégia de crescimento internacional da Alpargatas está se consolidando, com foco na priorização de geografias e canais para melhorar a rentabilidade. Na Europa, a empresa registrou expansão no volume de pares do trimestre, invertendo uma sequência de queda em períodos anteriores, com sell-out crescendo 26% em junho.

Nos EUA, a parceria com a Eastman Group para distribuição exclusiva da marca Havaianas reforça a vontade de vencer nesse mercado-chave. A operação internacional segue impulsionada por campanhas de marca estratégicas, incluindo collabs globais – como a com Dolce & Gabanna, Patta e Gimaguas, que posicionou o produto dentro do mercado fashion, mostrando sua versatilidade e diversidade de ocasiões de uso – e o uso de embaixadores – que fortalecem a presença e o apelo em mercados cruciais, impulsionando o reconhecimento da marca e as vendas.

As duas regiões se destacam pelo foco em canais mais rentáveis e aumento das receitas. Na Europa, foram vendidos 3,6 milhões de pares no trimestre, um crescimento de 6% em relação ao período homólogo. Nos Estados Unidos, foi registrado 0,8 milhão de pares, crescimento de 30%.

Ao todo, houve uma queda de 10% no volume do mercado internacional de Havaianas, que se explica parcialmente pelo aumento dos preços em mercados com baixa rentabilidade atendidos por distribuidores na América Latina e África – uma decisão estratégica e saudável para alavancar a rentabilidade dos negócios. Além de contínua redução de inventário dos distribuidores para ajustar o sell in ao sell out na Ásia. No trimestre, o volume foi 6,9 milhões de pares frente aos 7,6 milhões do 2T24.

“A estratégia de recuperação está em curso, com a Europa e os EUA no centro de nossos esforços de crescimento e rentabilidade. Estamos concentrando nossa estratégia de gestão e recuperação de escala internacional, através do foco nos canais e mercados com maior potencial de valor”, diz Liel Miranda.

Estoques e entregas

A Alpargatas também obteve avanços significativos na gestão de estoque e na eficiência da cadeia de suprimentos. A melhoria do processo de “Sales and Operations Planning (S&OP)” resultou na redução de itens descontinuados e perdas de produtos (“write-offs“), otimizando o inventário e melhorando as margens. Ao mesmo tempo, houve melhoria estrutural no indicador que mede rigor e acuracidade das entregas, o OTIF global, superando a marca de 80%. Este desempenho reflete diariamente na entrega e disponibilidade dos produtos, impactando positivamente a satisfação do cliente e a eficiência operacional.

“A melhor gestão de estoque e da nossa cadeia de suprimentos reflete o nosso compromisso com a excelência operacional. A melhoria contínua no processo de S&OP nos garantiu mais precisão nas entregas, com um resultado que reforça a nossa capacidade e foco em atender nossos clientes com mais eficiência e confiabilidade”, ressalta Miranda.

Desempenho de Rothy’s

A Rothy’s mostrou crescimento na receita e EBITDA, impulsionado por vendas B2B e alavancagem operacional. A receita líquida da marca de calçados sustentáveis foi US$ 63 milhões, crescimento de 7%. O EBITDA foi de US$ 7,9 milhões, aumento de 15%. Nos últimos 12 meses, o EBITDA foi positivo em US$ 21 milhões. A margem bruta de Rothy’s atingiu 61% no 2T25.

Principais números

  • Receita líquida Alpargatas: R$ 1,101 bilhão, aumento de 8,3% em relação ao 2T24;
  • Lucro líquido Alpargatas: R$ 87 milhões vs. R$ 23 milhões no 2T24;
  • Lucro bruto Alpargatas: R$ 602,8 milhões, aumento de 25,7% em relação ao 2T24;
  • EBITDA Alpargatas: R$ 174,7 milhões, aumento de 203,1% em relação ao 2T24;
  • EBITDA ajustado Alpargatas: R$ 192,6 milhões, aumento de 176,6% em relação ao 2T24;
  • Volume total de Havaianas: 48,8 milhões de pares, queda de 5,7% em relação ao 2T24;
  • Volume Havaianas Brasil: 42,0 milhões de pares, queda de 5,0% em relação ao 2T24;
  • Volume Havaianas Internacional: 6,9 milhões de pares, queda de 9,7% em relação ao 2T24;
  • Geração de caixa LTM (últimos doze meses): R$ 136 milhões;
  • Capex (Investimento em Capital): R$ 55 milhões no 2T25, comparado a R$ 20 milhões no 2T24;

Sobre a Alpa

A Alpargatas é uma empresa global, fundada e sediada no Brasil há 118 anos. Dona da marca Havaianas conhecida por seus icônicos chinelos, e de 49,2% da Rothy´s, marca norte-americana de calçados sustentáveis. Nossa cadeia de suprimentos é vertical, com quatro unidades fabris no Brasil, e somos donos da Ioasys, nossa empresa de transformação digital. Somos mais de 10 mil colaboradores, apaixonados por fazer acontecer, que buscam inspirar o mundo com uma pegada mais leve.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

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