Em noite de comemoração dos 60 anos da Associação do Aço do RS, Jaqueline Santarem é agraciada com o Troféu Destaque do Aço 2023

Em noite de comemoração dos 60 anos da Associação do Aço do RS, Jaqueline Santarem é agraciada com o Troféu Destaque do Aço 2023

Pela primeira vez uma mulher recebeu o troféu, que é entregue há 48 anos como reconhecimento a líderes do setor metalmecânico.

Na noite de quinta-feira, 7, as dependências da Casa NTX em Porto Alegre foram o local escolhido para celebrar os 60 anos da Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS). Além da celebração, a noite também foi marcada pela entrega do Troféu Destaque do Aço, que neste ano, pela primeira vez, foi dado a uma mulher, a CEO da Diferro Aços Especiais, Jaqueline Santarem.

O nome da empresária foi escolhido por uma comissão formada por representantes da Diretoria Executiva, das indústrias, usinas e distribuidores associados, do governo estadual e da imprensa. Entregue há 48 anos, o troféu Homem de Aço é um dos mais tradicionais reconhecimentos empresariais do país, mas se renova ao agraciar a liderança e o empreendedorismo das mulheres no setor metalmecânico. Assim, modifica sua premiação para Destaque do Aço, reconhecendo a atuação de homens, mulheres e empresas.

Para dar início à noite de celebração, o presidente da AARS, José Antonio Fernandes Martins, saudou os presentes e salientou que “Jaqueline Santarem está a frente de uma das principais empresas de aço e por isso, é o destaque da metalurgia em 2023”. O presidente também destacou o momento econômico que vive o Brasil. “Após um período de incertezas, começamos a sentir um certo apaziguamento, e isso realça a imagem do nosso país diante do mercado internacional, impactando positivamente nos negócios. É preciso ter otimismo e acreditar no Brasil”, mencionou.

Em seguida, um vídeo da Diferro Aços Especiais foi exibido, mostrando a trajetória da homenageada e como sua dedicação em dar continuidade à empresa construída por seus pais, a motivou a trabalhar com materiais pesados e em um ambiente predominantemente masculino. O presidente do Conselho Superior da Associação e pai da homenageada, Adelar Santarem, junto com o presidente da AARS, entregaram a Jaqueline o Troféu Destaque do Aço.

Em seu discurso emocionado, a CEO destacou a importância de ser a primeira mulher a carregar esse importante prêmio.

“Percebo a importância desse momento, não apenas uma conquista pessoal, mas um marco coletivo. Pela primeira vez uma empresária está sendo reconhecida como ícone da indústria do aço. Essa conquista não é apenas minha, ela pertence a todas as pessoas que ousam sonhar e acreditam no poder da igualdade. Este prêmio é o reconhecimento do nosso trabalho, paixão e dedicação pelo que fazemos”, descreveu Jaqueline Santarem.

O fundador da Diferro Aços Especiais foi o último a falar. Em seu discurso mencionou a relevância deste momento para sua família e empresa e ressaltou importância da dedicação ao trabalho. “Somos uma família que trabalha e que gosta do que faz. Precisamos acreditar que somos capazes de transformar as dificuldades, temos que ser resilientes a ponto de suportar tudo que pode acontecer. Isso significa ter capacidade, disposição, vontade e continuidade. Aqui temos três gerações, onde todos começam a trabalhar com 16 anos. Isso é o que nos conduz, determinação para chegar em algum lugar do mundo, que seja melhor do que aquele que temos hoje”, finalizou Adelar Santarem.

https://www.aars.com.br/