SENAI DF – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal


https://www.portaldaindustria.com.br/senai


Endereço:
St. Bancário Norte
Q 1 BL C -Brasília, DF
CEP: 70040-903

Telefone:
(61) 33179989


Áreas de atuação

1. Educação profissional
O SENAI é o maior complexo privado de educação profissional da América Latina. Desde sua criação, em 1942, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria.

Está presente em mais de 2 mil municípios brasileiros e oferece cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica.

A organização apoia o desenvolvimento da educação profissional em diversos países e contribui para a criação e manutenção de centros de formação em Angola, Cabo Verde, Guatemala, Jamaica, Paraguai, Peru, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Haiti.


2. Inovação e tecnologia
Para ajudar a indústria a inovar e ser mais competitiva, o SENAI tem 26 Institutos de Inovação, que trabalham com pesquisa aplicada para o desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas.

Os Institutos SENAI de Inovação já entregaram mais de 320 projetos, incluindo o FLATFISH, robô-submarino que faz inspeções de petróleo em águas profundas. Mais de 300 projetos estão em andamento, com um volume total de recursos de cerca de R$ 700 milhões..

O SENAI também conta com 58 Institutos de Tecnologia, que prestam serviços técnicos para aumentar a produtividade das empresas, garantir a qualidade de produtos e garantir a conformação com normas nacionais e internacionais. Cada instituto atende a setores específicos, de acordo com as características regionais de cada indústria.


3. Serviços Internacionais
Maior organização latino-americana de educação profissional e desenvolvimento tecnológico da indústria, o SENAI é reconhecido pela ONU como uma das três instituições de educação profissional mais relevantes do hemisfério sul e pela OIT como um dos principais atores da Cooperação Sul-Sul.

A organização atua em diversas áreas de atividade industrial, no Brasil e no exterior, com equipes multidisciplinares, metodologias próprias e estreita colaboração com organizações empresariais, instituições públicas e privadas, organismos internacionais e agências de desenvolvimento.

O SENAI possui larga experiência na implementação de projetos em países da América Latina, Caribe, África e Ásia, e oferece soluções personalizadas em educação profissional, desenvolvimento tecnológico e inovação da indústria.


Estrutura institucional
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, vinculado ao sistema sindical. Foi criado em 22 de janeiro de 1942 para promover a formação profissional de trabalhadores e cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesses para a indústria e atividades assemelhadas. Tem um regime de unidade normativa e de descentralização executiva.

Para realização de suas atividades, são constituídos órgãos normativos e órgãos de administração nacional e regional, sob a organização e administração da CNI e das Federações de Indústrias.

Os órgãos normativos são o Conselho Nacional do SENAI, com jurisdição em todo o país, e os Conselhos Regionais, com jurisdição em cada uma das 27 unidades da federação.

Conselho Nacional
Órgão de administração superior da entidade, o Conselho Nacional do SENAI é presidido pelo presidente da CNI e integrado pelos presidentes dos Conselhos Regionais, que são os presidentes das federações das indústrias nos estados e no Distrito Federal. Também fazem parte desse conselho o diretor-geral do SENAI Nacional, representantes dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego e seis representantes dos trabalhadores da indústria.

O Conselho Nacional estabelece as diretrizes das administrações nacional e regionais na aprendizagem industrial, constrói o orçamento, homologa as contas dos departamentos nacional e regionais, autoriza convênios e acordos com órgãos internacionais de assistência técnica e estabelece as políticas de formação profissional.

Departamentos Nacionais
O departamento nacional do SENAI realiza estudos e pesquisas sobre a mão de obra no país, elabora diretrizes e programas nacionais e apoia os departamentos regionais na execução de suas atividades.

Para desempenhar suas funções, o departamento nacional é organizado em duas áreas: Unidade de Educação Profissional e Tecnologia e Unidade de Inovação e Tecnologia.


Presidente
Robson Braga de Andrade

Vice-presidente executivo
Paulo Antonio Skaf

Vice-presidente executivo
Antonio Carlos da Silva

Vice-presidente executivo
Francisco de Assis Benevides Gadelha

Vice-presidente executivo
Paulo Afonso Ferreira

Vice-presidente executivo
Glauco José Côrte

Vice-presidentes
Sergio Marcolino Longen
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira
Antonio Ricardo Alvarez Alban
Gilberto Porcello Petry
Olavo Machado Júnior
Jandir José Milan
Eduardo Prado de Oliveira
José Conrado Azevedo Santos
Jorge Alberto Vieira Studart Gomes
Edson Luiz Campagnolo
Leonardo Souza Rogerio de Castro
Edilson Baldez das Neves

1º diretor financeiro
Jorge Wicks Côrte Real

2º diretor financeiro
José Carlos Lyra de Andrade

3º diretor financeiro
Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan

1º diretor secretário
Amaro Sales de Araújo

2º diretor secretário
Antonio José de Moraes Souza Filho

3º diretor secretário
Marcelo Thomé da Silva de Almeida

Diretores
Roberto Magno Martins Pires
Ricardo Essinger
Marcos Guerra
Carlos Mariani Bittencourt
Pedro Alves de Oliveira
José Adriano Ribeiro da Silva
Jamal Jorge Bittar
Roberto Cavalcanti Ribeiro
Gustavo Pinto Coelho de Oliveira
Julio Augusto Miranda Filho
José Henrique Nunes Barreto
Nelson Azevedo dos Santos
Flávio José Cavalcanti de Azevedo (Licenciado)
Fernando Cirino Gurgel


 

Subcategorias

  • Nacional

Vídeo