SENAI SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo


https://www.sp.senai.br/


Endereço:
Av. Paulista, 1313 –
Centro Histórico de São Paulo
São Paulo – SP.
CEP: 01311-200

Telefone:
(11) 3322-0050


Conheça o SENAI-SP

Com mais de 80 anos de atuação, o SENAI-SP supera 1 milhão de matrículas anuais, abrangendo desde cursos para a qualificação básica até a pós-graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e online. São 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o estado de São Paulo, além de 78 escolas móveis, que levam soluções customizadas para a indústria.

A instituição oferece soluções em inovação e tecnologia, atuando nas mais diversas áreas de competência, como alimentos e bebidas, biotecnologia, energias renováveis, manufatura avançada e logística, reunindo profissionais qualificados e infraestruturas tecnológicas, como o Centro de Conectividade, o Laboratório de CyberSegurança, e o OpenLab da Indústria 4.0.

Na área de empreendedorismo industrial, atua como o principal agente impulsionador da Inovação Aberta para a Indústria, dando suporte para que startups de base tecnológica desenvolvam suas tecnologias e modelos de negócios, promovendo a colaboração entre atores do ecossistema e impulsionando a transformação e a competitividade do setor industrial.

Missão

Promover o desenvolvimento sustentável do país, elevando a competitividade da indústria, por meio da educação profissional e da inovação e tecnologia

Visão

Ser reconhecido pela oferta de formação profissional de padrão global.

Ser reconhecido como indutor da inovação e da tecnologia para a competitividade da indústria.

Distinguir-se pela excelência dos seus serviços e dos seus processos.

Nossos Compromissos

1. Formação para oportunidades reais de trabalho.

2. Compromisso com o sucesso dos indivíduos e das empresas.

3. Ampliação das oportunidades de acesso aos nossos serviços.

4. Meritocracia baseada em oportunidades iguais para todos, equalizando diferenças que comprometem desempenhos e que provocam desperdício de competências e talentos.

5. Liderança estratégica e responsável, influenciando positivamente todas as partes interessadas.

6. Resultados crescentes e sustentabilidade. Respeitamos o direito das futuras gerações a um mundo melhor.

Nossos Valores

1. Credibilidade e Integridade: atitudes pautadas na transparência e confiança. Respeitamos os princípios da justiça e da verdade.

2. Compromisso e Disciplina: trabalhamos de maneira organizada, empenhados com o alcance dos nossos objetivos.

3. Diversidade e Inclusão: É a soma das diferenças que promove enriquecimento cultural e estímulo à criatividade e à flexibilidade.

4. Excelência e Inovação: Incentivamos a geração de ideias que renovem e revolucionem serviços, processos e estratégias.

5. Agilidade e Responsabilidade: desejamos respostas rápidas, eficazes, sustentáveis e consequentes.

6. Valorização e Reconhecimento: estimulamos nossas pessoas, valorizando o “trabalho bem feito” e colaborativo.


Responsabilidade Social

O SENAI-SP tem como compromisso a construção do desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável, buscando realizar suas atividades de forma ética e transparente com seus diferentes públicos.

Uma de suas ações é estabelecer parcerias com órgãos públicos ou entidades sociais para oferecerem juntos programas de educação profissional por meio do Programa Comunitário de Formação Profissional (PCFP).

Programa Comunitário de Formação Profissional (PCFP)

O objetivo do PCFP é desenvolver programas de formação profissional destinados a jovens, a partir de 14 anos, e adultos. As entidades e órgãos públicos dividem as responsabilidades com o SENAI-SP da seguinte forma:

a) Entidades/Órgãos Públicos: Conveniadas disponibilizam ambientes de ensino e docentes, selecionam os alunos e desenvolvem os treinamentos com a metodologia de ensino SENAI – sob a supervisão de uma escola SENAI-SP.

b) SENAI/SP: Celebra convênios com renovação anual. Orienta o funcionamento técnico dos cursos, colabora na elaboração do leiaute, prepara pedagogicamente os docentes, fornece – quando dispuser, – matriz de material didático, supervisiona os programas e expede certificados.


Ações Inclusivas
O SENAI-SP trabalha numa perspectiva educacional inclusiva e está preparado para atender pessoas com deficiência em todos os seus cursos e unidades, bem como para atender às demandas de empresas ligadas à formação profissional de pessoas com deficiência.

Compreendendo a acessibilidade como condição para que todos possam aprender, as unidades do SENAI-SP buscam ofertar os recursos necessários a cada estudante, visando seu melhor aprendizado.

Cada unidade do SENAI-SP conta com um interlocutor de inclusão, que é um profissional capacitado para dar os encaminhamentos necessários relacionados ao atendimento a pessoas com deficiência e às questões inerentes à diversidade.

O SENAI-SP possui também o Instituto SENAI de Tecnologia Assistivas, localizado na unidade de Itu, o qual presta serviços e assessorias a empresas em todo o Brasil.

Em âmbito nacional, temos o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), que atua a partir de 5 pilares:

· Pessoas com deficiência

· Gênero

· LGBTQIAPN+

· Raça e etnia

· Gerações


Conselhos Regionais

Em cada estado brasileiro, os Conselhos Regionais dos Departamentos Regionais do SENAI são compostos pelo Presidente da Federação das Indústrias, membro nato do colegiado, de quatro delegados das atividades industriais, escolhidos pelo Conselho de Representantes da entidade federativa, de um delegado das categorias econômicas dos transportes, das comunicações e da pesca, escolhido pela associação sindical de maior hierarquia e antiguidade existente na base territorial respectiva, do diretor do Departamento Regional, de um representante do Ministério do Trabalho e Previdência Social, designado pelo titular da pasta, de um representante do Ministério da Educação, designado pelo titular da pasta e de um representante dos trabalhadores da indústria, indicado pela organização dos trabalhadores mais representativa da região. Os membros relacionados poderão ser substituídos, em suas faltas e impedimentos, por seus substitutos estatutários ou suplentes designados.

Presidente
Josué Christiano Gomes da Silva

Representantes das Atividades Industriais

Titulares
José Romeu Ferraz Neto
Pedro Guimarães Fernandes
Saulo Pucci Bueno
Wayner Machado da Silva

Suplentes
Antonio Carlos Fiola Silva
Antonio Carlos Teixeira Álvares
Heitor Alves Filho
Paulo Vieira

Representantes das Categorias Econômicas dos Transportes, das Comunicações e da Pesca

Titular
Aluizio Bretas Byrro

Suplente
Irineu Govêa

Diretor Regional
Ricardo Figueiredo Terra

Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego

Titular
Marcus Alves de Mello

Suplente
Marco Antonio Melchior

Representantes do Ministério da Educação

Titular
Wagner Alves Carvalho

Suplente
Garabed Kenchian

Representante dos Trabalhadores da Indústria

Titular
Antonio de Sousa Ramalho Junior

Suplente
Eleuza de Cássia Bufelli Macari


 

Subcategorias

  • Estadual

Vídeo