SESI DF – Serviço Social da Indústria do Distrito Federal


https://www.portaldaindustria.com.br/sesi/


Endereço:
St. Bancário Norte
Q 1 BL C -Brasília, DF
CEP: 70040-903

Telefone:
(61) 33179989


Áreas de atuação

1. Saúde e Segurança na Indústria
O SESI oferece 18 serviços, entre cursos, diagnósticos e consultoria, para apoiar as empresas na gestão da segurança e saúde, na avaliação do ambiente físico de trabalho, na identificação de situações de risco e na criação de medidas de correção.

SESI Viva+
O SESI VIVA+ é uma plataforma digital que contém informações qualificadas e estruturadas sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e estilo de vida do trabalhador da indústria. O SESI VIVA+ possibilita uma melhora na gestão de SST, por meio de estudos epidemiológicos que apoiam as indústrias na redução de riscos legais e de custos com saúde e afastamentos, na prevenção de acidentes e no aumento da produtividade no trabalho.

Consultoria e assessoria em ergonomia
Por meio do Comitê de Ergonomia e da Consultoria e Assessoria em Ergonomia, as empresas têm acesso a serviços de consultoria e assessoria que envolvem soluções ergonômicas nas empresas.

Serviços médicos ocupacionais
O SESI oferece procedimentos ocupacionais de enfermagem, consultas médicas admissionais, periódicas e demissionais, emissão de atestados de mudança de função e retorno ao trabalho.

Exames ocupacionais
O SESI realiza exames relacionados à saúde ocupacional do trabalhador, como análises clínicas e toxicológicas, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, oftalmologia, raios X e ultrassonografia.

Centros de Inovação SESI
Os Centros de Inovação do SESI desenvolvem tecnologias para a segurança e saúde na indústria, com o objetivo de ampliar o acesso de empresas e trabalhadores a tecnologias e tendências mais avançadas em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde, além de aumentar a produtividade do trabalhador na indústria.

Cada uma das nove unidades trabalha com diferentes linhas de pesquisa, desenvolvendo soluções que estão disponíveis na Plataforma de Soluções Inovadoras. Nesse ambiente virtual, as empresas podem contratar tecnologias já disponíveis ou enviar desafios para receberem apoio dos centros.


2. Educação básica e continuada
Em todos os estados brasileiros, as escolas do SESI atendem às necessidades do mundo do trabalho, com foco nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Práticas pedagógicas inovadoras, materiais pedagógicos exclusivos, infraestrutura de excelência, gestão participativa e professores de qualidade são os fatores que explicam os melhores desempenhos dos alunos do SESI na Prova Brasil.

Robótica
As escolas do SESI contam com a Robótica Educacional na grade curricular, levando aos estudantes educação tecnológica, inclusão digital, linguagem de programação e empreendedorismo. Em 2018, equipes de alunos do SESI foram campeões em torneios de robótica realizados no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Educação de Jovens e Adultos
O SESI também é referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada a pessoas a partir de 15 anos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental e médio na idade. Os cursos de EJA do SESI oferecem aulas presenciais e a distância. Em parceria com o SENAI, oferecem também cursos de formação profissional.


Estrutura Institucional
A responsabilidade pela definição, planejamento, organização e administração das atividades e programas do SESI é compartilhada pelo Conselho Nacional do SESI e Conselhos Regionais, que têm função normativa e fiscalizadora, e pelo Departamento Nacional e Departamentos Regionais, com atribuições executivas e operacionais.

Conselho Nacional
O Conselho Nacional é responsável por fixar as diretrizes, coordenar as ações, programas e metas da entidade, aprovar e fiscalizar os orçamentos e suas respectivas execuções, além das prestações de contas do Departamento Nacional e dos departamentos regionais. Encaminha também as prestações de contas da entidade à Controladoria Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU). É composto por representantes dos empresários, do governo e dos trabalhadores. O presidente é nomeado pelo presidente da República.

Departamento Nacional
O Departamento Nacional do SESI executa, administra e propõe estratégias de atuação que são avaliadas pelo Conselho Nacional do SESI. Atualmente, as ações do Departamento Nacional são coordenadas pela Diretoria de Educação e Tecnologia da CNI e executadas pela Superintendência Nacional, com o apoio das Unidades de Educação e Unidade Gerência Executiva de Educação Básica e Cultura e da Gerência-Executiva de Qualidade de Vida.


Presidente
Robson Braga de Andrade

Vice-presidente executivo
Paulo Antonio Skaf

Vice-presidente executivo
Antonio Carlos da Silva

Vice-presidente executivo
Francisco de Assis Benevides Gadelha

Vice-presidente executivo
Paulo Afonso Ferreira

Vice-presidente executivo
Glauco José Côrte

Vice-presidentes
Sergio Marcolino Longen
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira
Antonio Ricardo Alvarez Alban
Gilberto Porcello Petry
Olavo Machado Júnior
Jandir José Milan
Eduardo Prado de Oliveira
José Conrado Azevedo Santos
Jorge Alberto Vieira Studart Gomes
Edson Luiz Campagnolo
Leonardo Souza Rogerio de Castro
Edilson Baldez das Neves

1º diretor financeiro
Jorge Wicks Côrte Real

2º diretor financeiro
José Carlos Lyra de Andrade

3º diretor financeiro
Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan

1º diretor secretário
Amaro Sales de Araújo

2º diretor secretário
Antonio José de Moraes Souza Filho

3º diretor secretário
Marcelo Thomé da Silva de Almeida

Diretores
Roberto Magno Martins Pires
Ricardo Essinger
Marcos Guerra
Carlos Mariani Bittencourt
Pedro Alves de Oliveira
José Adriano Ribeiro da Silva
Jamal Jorge Bittar
Roberto Cavalcanti Ribeiro
Gustavo Pinto Coelho de Oliveira
Julio Augusto Miranda Filho
José Henrique Nunes Barreto
Nelson Azevedo dos Santos
Flávio José Cavalcanti de Azevedo (Licenciado)
Fernando Cirino Gurgel


 

Subcategorias

  • Nacional

Vídeo