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Indústria brasileira de dispositivos médicos mira mercado internacional em feira de Chicago

Indústria brasileira de dispositivos médicos mira mercado internacional em feira de Chicago

ADLM 2024 será realizada no final de julho, nos Estados Unidos e expectativa brasileira é superar os US$ 900 mil em negócios gerados em 2023

O pavilhão brasileiro do Brazilian Health Devices (BHD) estará nos Estados Unidos entre 30 de julho e 1º de agosto para participar da ADLM (antiga AACC – Annual Scientific Meeting & Clinical Lab Expo).

Neste ano, duas fabricantes brasileiras de produtos para laboratório clínico, Bioclin e Hilab,  estarão no pavilhão do projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). As associadas esperam gerar mais do que os US$ 180 mil em negócios realizados na edição de 2023, superando US$ 900 mil nos 12 meses subsequentes ao evento.

“Considerando que os Estados Unidos são os maiores compradores dos dispositivos médicos brasileiros, importando mais de US$ 15 milhões em produtos para laboratório clínico das fabricantes brasileiras só em 2023, estar na feira é uma excelente estratégia para ampliar os negócios internacionais,” comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

Esse segmento, inclusive, tem uma participação expressiva no comércio exterior de dispositivos médicos, representando 22% de todas as exportações do setor e segue em crescimento. “Entre 2022 e 2023, nossas fabricantes ampliaram em 86% o volume de exportações de itens para laboratório”, complementa Larissa.

Amanda Machado, head de Marketing da Hilab, empresa integrante do BHD, ressalta a importância do evento para a companhia. “Este é o segundo ano que participamos da ADLM e foi lá que conhecemos nosso primeiro cliente internacional,” conta. A executiva destaca o impacto da feira nos negócios da empresa. “Hoje, já temos acordos de distribuição assinados em mais de 14 países e muitos desses parceiros conheceram a Hilab na ADLM. Por isso, estamos bastante otimistas para este ano, esperando encontrar novos parceiros estratégicos e expandir ainda mais a nossa atuação fora do Brasil,” completa.

Esta participação promete impulsionar ainda mais a presença brasileira no mercado internacional de dispositivos médicos, reforçando a qualidade e inovação dos produtos nacionais no setor de laboratório clínico.

Sobre a ABIMO

A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável nos mercados nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associadas e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2023 o projeto atendeu 137 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$ 106,6 milhões em produtos para mais de 137 países.

O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.

Sobre a APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.