AGRISHOW
construcao-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-cbic-sinduscon-acomac-materiais-industria-feira-construsul-bc-balneario-camboriu-2
innovation-trends-2024-ecosystem-corporates-startups-hubs-government-investors-brazil-germany-hannover-messe-energy-carbon-aldo-rosa-ceo-7

Intermodal: A fascinante logística da Fórmula 1 será revelada

Intermodal: A fascinante logística da Fórmula 1 será revelada

Executivo da F1 revela como é a operação para que o Grande Prêmio seja realizado no Brasil e mostra os bastidores da organização

Um dos eventos mais aguardados mundo afora é o Grande Prêmio de Fórmula 1, principal campeonato automobilístico do mundo organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que percorrerá 24 países neste ano, requisitando uma logística muito estratégica, já que, entre todos os passos, estão o deslocamento dos carros e equipamentos, bem como de pilotos e membros das equipes, e a organização nas cidades pelas quais a F1 passará. É justamente por isso que a Fórmula 1 é um dos principais cases da logística mundial, sobretudo por utilizar os modais de transporte em sua integralidade.

A Logística da F1 na Intermodal 2024

A Intermodal South America, maior evento de Logística das Américas, que acontece entre os dias 5 e 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, contará com a participação do diretor-executivo da Fórmula 1 São Paulo, Francisco Mattos, que irá palestrar no primeiro dia no Interlog Summit, evento de conteúdo que acontece durante a Intermodal, com o tema “A logística dos bastidores da F1: a corrida que você não vê”, contando um pouco sobre como é a organização logística do evento.

“A Fórmula 1 é gigantesca, com uma audiência espetacular em todo mundo, muitos patrocinadores, um público enorme e ainda gerenciamos a venda de ingressos. Mas, o maior desafio que temos é a logística”, comenta Mattos.

O impacto positivo desta palestra para o setor é significativo, uma vez que a Fórmula 1 é uma complexa operação logística, que envolve milhares de operadores logísticos em todo o mundo. “Nós nos deslocamos de um país para o outro, além de deslocarmos os carros. Trazemos tudo o que utilizamos, das câmeras à central de imprensa, por exemplo. Isso acontece para termos a padronização exigida em todos os nossos operacionais, já que nem todos os países possuem a mesma infraestrutura”, ressalta o executivo.

Planejamento logístico e decisão estratégica da F1

Multimodalidade, eficiência e sustentabilidade fazem parte das estratégias da organização da Fórmula 1. Afinal, para um evento tão grandioso, a logística é peça chave para garantir que as 10 escuderias que participam do campeonato tenham a infraestrutura para competir em igualdade de condições nas 24 corridas que acontecem pelo mundo.

Na sua palestra aos participantes do Interlog Summit, na Intermodal South America, o executivo da F1 São Paulo vai detalhar a importância de parceiros estratégicos, a exemplo do aeroporto de Viracopos e da Companhia Marítima MSC, para o deslocamento dos equipamentos até Interlagos.

Mattos antecipa alguns dados do que apresentará aos participantes do Interlog Summit: “Para trazer os equipamentos, carros e as equipes para o Brasil, utilizamos oito ou nove boeings, além de 27 carretas, que fazem 100 viagens entre o aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas, e o Autódromo de Interlagos. Para agilizar o desembaraço das cargas, montamos um posto aduaneiro dentro de Interlagos e contamos com o modal marítimo para o transporte de peças de substituição, como pneus, combustíveis e até mobiliário”.

Números da F1 em São Paulo

Mattos dá números que deixam claro o impacto positivo que a Fórmula 1 tem na economia da cidade de São Paulo. No ano passado, o evento ofereceu um incremento na economia local de R$ 1,67 bilhão, com a atração de 270 mil turistas em quatro dias.

“O retorno é enorme. Todo ano contratamos a Fundação Getúlio Vargas para mensurar. Quanto ao público que vem para a Fórmula 1, 75% não são da cidade de São Paulo. Então, o evento possibilita a maior ocupação hoteleira do ano de São Paulo, o maior tíquete de restaurantes e o mês de maior arrecadação de ISS (Imposto sobre Serviços) da cidade”, conta.

Exposição

Em 2024, a Intermodal South America reúne mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, abrangendo todos os modais de transporte. A Intermodal é reconhecida nacional e internacionalmente por apresentar soluções para toda a cadeia logística, de ponta a ponta. A expectativa é receber mais de 43 mil profissionais durante os três dias de evento.


Serviço:

Intermodal South America – 28ª Edição

Data: de 5 a 7 de março de 2024.

Local: São Paulo Expo.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo (SP).

Inscrições imprensa: Clique aqui

Interlog Summit Programação: Clique aqui

Mais informações: Clique aqui


Sobre a Intermodal South America

A Intermodal South America, o maior e mais completo evento das Américas para o setor de transporte de carga, logística, intralogística e comércio exterior, é o principal ponto de encontro para as mais importantes empresas de toda a cadeia de valor. Serão três dias de evento presencial, de 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, que representa um momento único para todos os players e profissionais destes mercados. Além do evento presencial, a Intermodal é também uma plataforma de negócios completa, que visa proporcionar ambientes propícios, ao longo dos 365 dias do ano, para networking, relacionamento, atualização profissional, debates/discussões/articulações e novos negócios – por meio de encontros online e offline, bem como por plataformas digitais de conteúdo, que reúnem embarcadores de carga de diversos setores e todos os players da cadeia de valor.


Sobre a Informa Markets  

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.