Evento realizado no Tecnosinos, em São Leopoldo, nesta quarta-feira (2), apresentou a indústria como motor de consolidação para a cadeia tecnológica brasileira. Foto: Dudu Leal

Jornada Nacional de Inovação debate a necessidade de consolidação da cadeia tecnológica

Evento realizado pela CNI e Sebrae, em parceria com o Sistema FIERGS, também abordou o papel da inovação em fábricas tradicionais

Apresentando a indústria como motor de consolidação para a cadeia tecnológica brasileira, e olhando para esse tema, autoridades, palestrantes e participantes debateram o papel da inovação na modernização do setor na primeira parada da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, realizada no Tecnosinos, em São Leopoldo, nesta quarta-feira (2). “A inovação tem que ser o nosso presente. O perfil da indústria gaúcha é composto por micro, pequenas e médias, isso dá 90% do setor. Elas precisam de muito suporte externo da academia, do Sistema FIERGS e do poder público para, de forma articulada e unida, trabalhar em prol da transformação do segmento. Eventos como a Jornada são importantíssimos no sentido de fomentar aceleração, sobretudo para esse perfil de indústria que não tem uma estrutura técnica como vemos em uma grande empresa”, destacou o vice-presidente regional da FIERGS do Vale do Sinos, Hernane Cauduro, representando o presidente Claudio Bier.

O projeto é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria, no Rio Grande do Sul, com o Sistema FIERGS. Ele vai visitar todos os estados brasileiros, preparando-os para o 11º Congresso de Inovação, em março de 2026. “Com esse evento, buscamos promover a inovação dentro das fábricas existentes nos setores tradicionais da economia do Rio Grande do Sul, mas também estimulamos as novas indústrias, chamadas de startups industriais. Neste sentido, a jornada tem o papel de revelar esse ramo que utiliza da tecnologia para transformar produtos e serviços”, afirmou a diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta.

No painel Desafios para a transição ecodigital no RS, o diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI, Jefferson Gomes, mediou uma troca de experiências entre empresários e o público presente. “Estamos em 2025 e dos R$ 40 bilhões investidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, nos últimos três anos, o menor montante foi destinado a projetos relacionados à biotecnologia. Um país como o Brasil, tendo tamanha diversidade, não pode ter um número pequeno de projetos nesse ramo”, avaliou Gomes, enfatizando a necessidade de investimentos em soluções aliadas à sustentabilidade.

“É fato que precisamos passar por uma transformação radical no quesito tecnologia, contudo, já temos total capacidade de estarmos nesse mercado. Não nos falta talento, mas, sim, união”, relatou o diretor da HT Micron, Wilyan Hasenkamp, durante a palestra O papel dos semicondutores para habilitar tecnologias limpas, inteligentes e sustentáveis.

Na parte da tarde foram realizados dois workshops simultaneamente. Um deles abordou o acesso a iniciativas de fomento à inovação, enquanto o outro tratou da gestão da inovação.

PRÓXIMAS PARADAS
O Rio Grande do Sul ainda será palco de mais três encontros: em Porto Alegre, no Tecnopuc, na sexta-feira (4); em Caxias do Sul, no TecnoUCS, dia 5 de agosto; e, por fim, em Passo Fundo, no Instituto Aliança, dia 12 de agosto. Após a caravana do Sul, a Jornada seguirá para Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste, respectivamente.

Outras informações no Núcleo de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) pelo e-mail inovacaors@ielrs.org.br ou por telefone (51) 99348-3474.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br