rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-feira-fiesp-sp

Mercopar 2023: Lançamento de tecnologia que aponta falhas em segurança do trabalho

Mercopar 2023: Lançamento de tecnologia que aponta falhas em segurança do trabalho

Plataforma Pix Safety chega ao mercado e visa ser um marco de inovação em sistemas de monitoramento

E se as câmeras de monitoramento da sua empresa pudessem registrar, acessar, editar e organizar imagens relacionadas especificamente a comportamentos humanos e situações que impactam na saúde e na segurança das equipes de trabalho? Tudo em tempo real, de forma recorrente, 24 horas por dia, sete dias da semana e sem a necessidade de trocar de equipamentos. Pois em breve tudo isso será possível por meio da Pix Safety (pixforce.ai), plataforma web desenvolvida pela gaúcha Pix Force Tecnologia, que será lançada para o mercado nacional durante a Mercopar 2023, dentro do espaço Mercopar Inovação. “Apesar deste conhecimento já existir há bastante tempo, somente agora foi possível aliar câmeras, computadores, inteligência de alta capacidade e baixo custo”, explica Carlos Henrique Bischoff, gerente comercial da Pix Force Tecnologia.

Outro ponto decisivo para o lançamento do produto é a viabilidade econômica. “Agora atingimos um patamar que nos permite trabalhar com projeção de escalabilidade comercial”, completa, lembrando que a empresa é uma das poucas no Brasil e no mundo dedicadas a projetos similares. “A Pix Safety tem o potencial de transformar a maneira como as empresas abordam suas políticas e processos relacionados à segurança no trabalho, proporcionando um ambiente mais seguro e produtivo para os trabalhadores”,  destaca Bischoff.

A inovação por trás da Pix Safety impressiona. Utilizando Inteligência Artificial (IA) e Visão Computacional para fazer o processamento de dados por imagem, a plataforma se integra aos sistemas de câmeras das empresas, identificando e alertando sobre uma série de fatores que podem colocar em risco a segurança das pessoas. Isso abrange desde a verificação do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até o monitoramento das chamadas “redzones” ou áreas de risco com potencial de queda ou explosão, entre várias outras.

Por meio dela, é possível delimitar quais áreas da empresa, atividades ou ações específicas serão monitoradas por cada câmera cadastrada, capturando o momento exato de um desvio, sem a necessidade de revisar horas de vídeos. Os incidentes detectados são enviados para um painel de controle, onde as informações são registradas. Os gestores também podem configurar alarmes, incluindo notificações sonoras, e-mails ou mensagens via WhatsApp.

Visão expandida da realidade

A Pix Safety tem o potencial de ampliar a eficiência e a agilidade das equipes dedicadas à segurança do trabalho. “Nossa intenção é fortalecer a atuação dos técnicos desta área, oferecendo todas as soluções e informações necessárias para uma visão expandida da realidade, apoiada em IA. Com isso, contribuímos para a correção dos desvios identificados no dia a dia e para uma atuação mais efetiva na implementação de ações educativas e preventivas”, completa o gerente.  Olhando para o futuro, a Pix Force já está trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo móvel para uso em atividades externas, aproveitando os benefícios da tecnologia 5G e permitindo que essa inovação alcance novos patamares.

Sobre a Pix Force Tecnologia

A Pix Force Tecnologia desenvolve soluções utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning. Fornece informações valiosas para os  clientes através de aquisição e interpretação automática de imagens e vídeos. Com sede em Porto Alegre, no Instituto Caldeira, a empresa também possui escritórios em São Paulo, Estados Unidos e Finlândia. Atualmente, conta com 120 colaboradores.

Mercopar 2023

Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a Mercopar chega a sua 32ª edição de 17 a 20 de outubro em um espaço de 38 mil metros quadrados no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em 2022, a maior feira de inovação industrial da América Latina reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias. O evento possui foco voltado para a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.

Mais informações: https://bit.ly/mercopar_2023
Siga nas Redes Sociais: @mercopar