Mercopar 2023: Matchmaking Tecnológico conecta pequenas empresas a grandes oportunidades de negócio

Mercopar 2023: Matchmaking Tecnológico conecta pequenas empresas a grandes oportunidades de negócio

MPEs e startups vão apresentar, durante a feira, soluções para demandas de 24 grandes empresas do Brasil e da Espanha

Conectar as necessidades de grandes empresas nacionais e da Espanha com soluções desenvolvidas por MPEs e startups brasileiras. Este é o principal objetivo do Matchmaking Tecnológico, que acontece na Mercopar 2023 por iniciativa do Sebrae RS em parceria com a Embaixada Espanhola, Instituto Aliança Empresarial, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Instituto Hélice e Instituto Agregar. No total, 24 empresas (16 brasileiras e oito espanholas) vão propor 57 desafios que já estão disponíveis na plataforma Inno2B do SebraeX (acesso pelo link https://inno2b.com.br/).

De acordo com Gustavo Moreira, especialista em Inovação do Sebrae RS, as âncoras vão trazer suas “dores” e as startups / pequenas empresas de base tecnológica vão oferecer o “remédio”. “A ideia é mapear problemas de grandes empresas, apresentar soluções e oferecer oportunidades para os pequenos negócios”, reforça. As entidades parceiras foram responsáveis por convidar as âncoras que estão trazendo seus desafios. Entre as empresas brasileiras estão: Be8, Coprel, Cotrijal, De Carli, Atitus Educação, CDL Passo Fundo, Bruning, Tromink, Kepler Weber, Saur, Cotripal, Fockink, Hyva, Marcopolo, Onde Page Big RS e Santa Clara.

Se na lista das brasileiras chama a atenção o grande número de demandantes do agronegócio, os desafios que vêm da Espanha estão 100% focados neste segmento. São oito gigantes do setor que participam da iniciativa por meio da Invest Spain, com o propósito de criar pontes entre o Brasil e o país europeu: Fundecyt – PCTex, Eatex Food Innovation Hub by CNTA, Palacios Alimentación, Covap, Clúster Alimentario food + i, Business Factory Food, AgroBank Digital Innovation e Ecoembes. Elas estarão representadas durante o Matchmaking Tecnológico na Mercopar por suas equipes baseadas em São Paulo.

A conexão com startups agro-foodtechs, através da inovação aberta, visa atender a diversas necessidades no sentido de tornar o agronegócio mais sustentável, inovador e competitivo. Entre as demandas que vêm das empresas espanholas, alguns desafios se destacam pelo grande potencial inovador: produção de bioplásticos a partir de resíduos agroalimentares, redução do uso de medicamentos em nutrição animal, melhora da qualidade dos produtos plant-based, desenvolvimento de ingredientes / produtos que melhorem a oferta de proteína alternativa, desenvolvimento de nutribióticos (prebióticos/pós-bióticos) relacionados à saúde e gerenciamento do envelhecimento, novas tecnologias voltadas à qualidade e segurança alimentar, etiquetagem inteligente, sustentabilidade e eficiência energética e ecodesign, entre outros.

Os desafios estão detalhados no ambiente virtual do SebraeX e as soluções desenvolvidas pelos participantes serão apresentadas online ou presencialmente nos dias 17, 18 e 20 de outubro, dentro do espaço Mercopar Inovação.

Razões para participar do Matchmaking Tecnológico na Mercopar 2023

  • Inserção da sua marca no ecossistema de inovação
  • Foco no seu negócio, com ações customizadas
  • Networking qualificado e acesso a players estratégicos
  • Desenvolvimento de novos negócios
  • Construção de conhecimento e agregação tecnológica
  • Solução de problemas com baixo investimento
  • Redução de custos para investimentos em inovação

Mercopar 2023

Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a Mercopar chega a sua 32ª edição de 17 a 20 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em 2022, a maior feira de inovação industrial da América Latina reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias. O evento possui foco voltado para a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. 

Mais informações: https://bit.ly/mercopar_2023

Siga nas Redes Sociais: @mercopar