Mercopar 2023: Segurança do trabalho chega ao metaverso

Mercopar 2023: Segurança do trabalho chega ao metaverso

Tecnologia inovadora para a indústria, treinamento em realidade virtual poderá ser testado no espaço Mercopar Inovação

O ambiente é idêntico ao real. A sensação de estar a 20 metros de altura também. Mas com a vantagem de continuar com os pés bem firmes no chão, sem exposição a riscos. Estamos falando do game de realidade virtual desenvolvido pela gaúcha Meta Safety – uma das mais inovadoras tecnologias voltadas à segurança do trabalho – que poderá ser testada no espaço Mercopar Inovação, durante a Mercopar 2023.  “Este é um produto novo no mercado brasileiro, que chega com o intuito de trazer mais qualidade para os treinamentos em altura e também mais “diversão”, o que aumenta o engajamento do trabalhador”, explica Deise Sprenger, co-fundadora da Meta Safety.

Na prática, o profissional entra no metaverso para simular a subida em uma escada de marinheiro – amplamente utilizada em estruturas industriais – e realiza todo o aprendizado de forma cinestésica. A tecnologia também ajuda a identificar fobias em um ambiente totalmente seguro. O treinamento completo tem duração de uma hora e passa por quatro fases distintas, em que a pessoa alterna etapas guiadas e individuais. Na Mercopar, uma experimentação estará disponível aos visitantes, que poderão colocar os óculos de realidade virtual, vestir os EPIs dentro do game e realizar a vivência na prática.

“No Brasil, somos os únicos que fornecemos treinamento no metaverso com carga horária completa, conforme a norma regulamentadora (NR-35), e com emissão de certificado. Identificamos essa oportunidade em função do sucateamento dos treinamentos existentes no mercado”, informa Deise. Localizada no Parque Científico e Tecnológico da PUC (Tecnopuc), a Meta Safety opera desde abril, mas os sócios já atuam na área há 13 anos. Até a Mercopar, a empresa pretende lançar mais um game, destinado a atividades realizadas em espaços confinados. “Por meio de uma tecnologia atrativa e inovadora, esperamos contribuir para reduzir o número de acidentes de trabalho”, completa Deise.

Sobre o Mercopar Inovação

Um espaço inédito dedicado ao matchmaking de empresas âncoras com startups e empresas inovadoras, uma cabine de Live Commerce para transmissões em tempo real, além de um seleto grupo de expositores que apresentarão produtos e serviços em segmentos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (do inglês, “Internet of Things” ou IOT), visão computacional, realidade virtual e robótica. Essas são apenas algumas das atrações confirmadas que o Mercopar Inovação levará ao público durante a feira deste ano.

Com cerca de 450 metros quadrados, um dos ambientes mais dinâmicos da feira, o espaço funciona simultaneamente como palco, fonte de conteúdo e ponto de encontro de algumas das principais soluções de base tecnológica desenvolvidas no RS.

Mercopar 2023

Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a Mercopar 2023 será realizada de 17 a 20 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em sua 32ª edição, o evento multissetorial contará com um crescimento de quatro mil metros quadrados de área construída – totalizando 36 mil metros quadrados – 12,5% a mais que em 2022. Em 2022, a Mercopar reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias do evento. O evento possui foco voltado para a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.

Mais informações: https://bit.ly/mercopar_2023
Siga nas Redes Sociais: @mercopar