Trabalho irá rastrear produção, coleta, volume, descarte e tipos de resíduos gerados durante a feira
Escolhido como tema da 32ª edição da Mercopar, o ESG estará presente não apenas na programação dos conteúdos da feira, mas também será incorporado na prática pela administração do evento. Um trabalho em conjunto desenvolvido pelas startups meuResíduo, de Santa Cruz do Sul, e Urupê, de Caxias do Sul, irá rastrear a produção, coleta, volume, descarte e tipos de resíduos gerados durante a feira, que contará com um sistema de gerenciamento chamado Mapa de Resíduos. Com a tecnologia, toda a produção e movimentação dos resíduos poderão ser acompanhadas pelos expositores e visitantes, em tempo real, em um painel instalado no Espaço Mercopar Inovação.
A ação inovadora envolverá as equipes das empresas responsáveis pelas coletas dos materiais, que fornecerão os dados. O processo será registrado em tempo real e, ao final de cada dia, será possível saber quanto foi gerado de cada tipo de resíduo, além da realização de projeções e cálculos proporcionais por visitante.
Segundo o Chief Marketing Officer (CMO) da meuResíduo, Ismael Fernando Christmann, a medição é realizada de forma online e permite visualizar, além do volume, os tipos de resíduos produzidos – entre rejeitos orgânicos e recicláveis – como também o tratamento destinado. “Desenvolvemos um aplicativo que reproduz o mapa da Feira, onde a empresa responsável pela coleta fará os registros com lançamento de quantidades, tipos, fonte geradora, contêineres, destino, entre outros”, explica Christmann. Entre os dados gerados, ainda é possível fazer um levantamento da média de resíduos produzidos por pessoa.
O trabalho de coleta e apuração de dados será complementado pela empresa Urupê. A startup caxiense criada em 2021 é especializada na operação logística e na gestão propriamente dita de resíduos industriais, em uma iniciativa que conta com a sinergia de uma rede de parceiros locais para a destinação correta dos resíduos, além de um pavilhão de 1,2 mil metros quadrados localizado na Perimetral Norte. No local, após triagem, os resíduos prensados voltam a ser matéria-prima para serem empregados em projetos sociais ou vendidos para empresas que os transformarão em novos produtos, efetivando o conceito de Economia Circular.
Recentemente, a empresa atuou na Wine South America, em Bento Gonçalves. “É um trabalho igualmente desafiador e gratificante. Para a Mercopar iremos dar um treinamento que irá impactar mais de 300 profissionais da própria feira, que além de suas atribuições no evento irão atuar como agentes ambientais, garantindo a rastreabilidade dos resíduos”, destaca o CEO da empresa, Roberto Cescon Angonese.
Mercopar 2023
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a Mercopar chega a sua 32ª edição de 17 a 20 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em 2022, a maior feira de inovação industrial da América Latina reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias. O evento possui foco voltado para a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.
Mais informações: https://bit.ly/mercopar_2023
Siga nas Redes Sociais: @mercopar
Parabéns!