Mercopar 2023: Transformar Juntos aborda temas cruciais para desenvolvimento econômico

Mercopar 2023: Transformar Juntos aborda temas cruciais para desenvolvimento econômico

Evento segue amanhã, no palco 3 do espaço Mercopar Conhecimento

O primeiro dia do Transformar Juntos, promovido pelo Sebrae RS na Mercopar 2023, tratou de temas cruciais para o desenvolvimento econômico. Foram nove palestras ou painéis que trataram de assuntos relacionados ao objetivo da organização com esse evento: apontar caminhos para a transformação coletiva, aproximando e engajando mais pessoas ao propósito de desburocratizar o Estado e simplificar o ambiente de negócios.

“A diversidade de painéis do primeiro dia abordou desde casos relacionados às compras públicas nos municípios até discussões sobre a Lei de Liberdade Econômica, desburocratização no alvará de construção e a importância dos consórcios municipais e do incentivo para compras locais da agricultura familiar, avalia a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros.

A programação incluiu cases gaúchos no ranking nacional de dispensa de alvarás e licenciamentos e outras experiências. “Testemunhamos insights valiosos de prefeituras municipais do Rio Grande do Sul e de outros Estados, proporcionando uma rica troca de experiências e estratégias inovadoras para enfrentar os desafios locais”, completa Janaina.

Voltado a gestores municipais, contadores, entidades ligadas ao tema, servidores dos órgãos públicos envolvidos no processo de registro e licenciamento de empresas e servidores das prefeituras municipais que são responsáveis pela Redesim e compras públicas, o evento continua na manhã desta quinta-feira, no palco 3 do Espaço Mercopar Conhecimento. Os painéis serão focados na desburocratização do processo de abertura de empresas e na inovação em compras públicas. “Acreditamos que as experiências compartilhadas durante o seminário serão catalisadoras para que outras prefeituras se sintam encorajadas a implementar iniciativas transformadoras, unindo esforços em prol da melhoria do ambiente de negócios”, finaliza Janaina.

O Transformar Juntos é uma promoção do Sebrae RS e conta com a parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Descomplica RS, Receita Estadual, JucisRS, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária Estadual, Receita Federal e Sescon RS.

Confira a programação desta quinta-feira (19/10)

Dia 19/10 – quinta-feira

9h – A transformação da desburocratização na abertura de empresas no RS

10h – Educação e compras locais – case de Foz do iguaçu

10h40 – Estratégia nacional de compras públicas e compras de MPEs

11h20 – Inovação em compras públicas e o case de Recife

12h – Encerramento

Mercopar

Fortalecendo a sua vocação de fomentar negócios, ser fonte de conteúdo técnico e promover conexões entre os principais atores do setor, a partir de 2023 a Mercopar passa a atuar de forma permanente durante o ano todo. Apoiada em cinco pilares – Mercopar Negócios, Mercopar Conhecimento, Mercopar Conexões, Mercopar Soluções e Mercopar Feira -, a marca levará o leque de oportunidades desenvolvidas pelo Sebrae RS para a indústria com foco em geração de resultados.

Mais informações: https://bit.ly/mercopar_2023

Siga nas Redes Sociais: @mercopar