rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-feira-fiesp-sp

Mercopar: Digital Twins: painel discute o impacto da tecnologia na indústria

Mercopar: Digital Twins: painel discute o impacto da tecnologia na indústria

As réplicas virtuais de processos, produtos ou sistemas estão revolucionando a maneira como as indústrias projetam, monitoram e otimizam suas operações. Atenta a esta realidade, a 33ª Mercopar levou esse assunto para o palco 2, na tarde desta quinta-feira (17), terceiro dia da feira. O evento “Digital Twins: conectando o mundo real ao virtual para inovação industrial” reuniu em um painel Robson Roberto Klug, especialista de produto na TOTVS; o professor doutor João Alvarez Peixoto; Rafael Granoski, mestre em Microeletrônica (PGMICRO – UFRGS, 2020); e Guilherme Piaia, CTO da Floki. A mediação foi de Wilson Gavião, especialista na conexão da inteligência artificial à demanda por soluções inovadoras.

Os profissionais explicaram como essa tecnologia está sendo utilizada para prever falhas, melhorar a eficiência, reduzir custos e acelerar a inovação. O painel também mostrou como empresas que compõem a Rede RS 4.0 estão lidando com os desafios na implementação e quais são as oportunidades que os digital twins oferecem para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade das indústrias do futuro.

Um dos desafios apresentados por Gavião foi como manter a tecnologia, já que o fornecedor implanta e sai da empresa. As respostas dos participantes foram ancoradas em cases de educação, treinamento e cultura dentro dos negócios. “Já tivemos casos em que implantamos e, um tempo depois, perguntando como estava o andamento, soubemos que o responsável havia sido promovido e ido morar nos Estados Unidos. Isso não é raro, e a nossa proposta de solução é a universidade corporativa, que oferece conhecimento a todos. O treinamento pode acontecer até mesmo por meio de um vídeo bem mastigado, explicativo”, exemplificou.

Outro case citado foi a criação de um squad com pessoas de diversos setores que se envolvem no projeto. Se acontecer de uma delas sair, outras estarão lá para repassar informações a quem chegar. Desta forma, o conhecimento segue sendo compartilhado dentro da empresa, sem que seja preciso parar de usar a tecnologia por ausência de alguém que a domine.

Mercopar 2024

Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.

Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar