Mulheres ilustres do e-commerce: conheça mentoras e participantes do novo programa da Rede CIN

Mulheres ilustres do e-commerce: conheça mentoras e participantes do novo programa da Rede CIN

Conquistar o mercado internacional não é uma tarefa fácil. É necessário conhecer as demandas dos compradores externos, os trâmites aduaneiros e diferentes normas regulatórias, enfrentar barreiras comerciais, dentre outros pontos. E o desafio pode ser ainda maior para elas: apenas 14% das empresas exportadoras e 13% das importadoras são de propriedade majoritariamente feminina, de acordo com o estudo Mulheres no Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). 

Buscando mudar esse cenário, depois de dois workshops gratuitos para incentivar e capacitar empresárias do todo país, o programa Mulheres Globais, promovido pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), selecionou as 20 empresárias que serão acompanhadas por mentoras especialistas em comércio exterior. Esta primeira turma é composta por empreendedoras dos setores de Moda e Cosméticos e tem previsão de durar até dezembro.

O objetivo desse programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é promover o e-commerce como estratégia de expansão e internacionalização, desenvolver competências em Gestão e Marketing Digital, além de definir proposta de valor e modelos de negócios com foco no comércio eletrônico internacional. 

Todo conteúdo abordado nos encontros será disponibilizado para as participantes, bem como um plano de negócios para e-commerce internacional baseado na Metodologia Business Model Canvas elaborado durante as mentorias. 

Ao final do programa, as empresárias estarão habilitadas para atuar no comércio virtual. Confira, a seguir, as empresas selecionadas nesta primeira fase:

Quem são as mentoras do programa Mulheres Globais?

Agora que você já sabe quem são as empresárias vão participar do programa, saiba mais sobre as especialistas que vão dar as mentorias:

Adriana Rodrigues Silva - Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e Master in Global Management pela Thunderbird -USA, ela atuou no setor público e privado durante 30 anos nas áreas internacionais e de comércio exterior em organizações como Banco Real (Brasil e EUA), Sadia S.A.( Brasil e Argentina) e ApexBrasil.

Diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Rede Mulher Empreendedora e fundadora da Ananda Consultoria e Desenvolvimento. Adriana também possui experiência como professora universitária e palestrante nos temas de comércio exterior, negócios internacionais, gênero e desenvolvimento sustentável.

Ana Pio - Especialista em eCommerce há 18 anos atuando em operações em varejo e indústrias multinacionais. Professora de eCommerce e Marketing Digital na ESPM e Comschool, mentora de carreiras e embaixadora oficial do projeto Mulheres no Ecommerce há 5 anos consecutivos.

Atualmente, atua como Executiva de Customer Experience e Business Advisor da SAP e é ganhadora do Prêmio Ecommerce Brasil como Profissional do Ano 2021 na categoria Tecnologia e Inovação, sendo a primeira mulher a conquistar esse prêmio.

Carol Moreno - É Business Development na Adobe. Fundadora do Mulheres no E-commerce, que empodera mais de 50 mil executivas de mercado no Brasil.

Premiada no E-commerce Brasil 2019, foi finalista do prêmio Abradi de 2019 na categoria negócio e premiada por dois anos consecutivos como uma das principais executivas em negócios no ecossistema de e-commerce, concorrendo com mais de 250 profissionais. São 8 anos de mercado focado em negócios. Formada em administração, ajuda diariamente marcas a digitalizarem e desenvolverem seu crescimento através das soluções Adobe.

Carolina Soares - Profissional apaixonada por pessoas, tecnologia, processos e na união desses três pilares com mais de 20 anos de carreira. Focada em tirar ideias do papel e fazer com que os times envolvidos evoluam de maneira construtiva e colaborativa, fazendo com que a execução dos projetos esteja alinhada com a experiência do cliente e sempre direcionadas pelos indicadores.

Monnike Garcia - Formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior na UNA em BH/MG e MBA em gestão empresarial pela FGV. Monnike atua como empresária e CEO da Labcomex, é fundadora da rede Mulheres no Comex, cocriadora do EMEX (Encontro Nacional de Mulheres no Comercio Exterior) e consultora de Igualdade de Gênero e Inclusão Social em projetos financiados pela embaixada do Reino Unido no Brasil.

Trabalhou no grupo Fiat na área de comércio exterior, foi técnica extensionista do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Apex e participa de grupos de trabalhos para aprimoramento do ambiente de comércio exterior.

Possui experiência em importação, projetos estratégicos e inclusivos, liderança feminina e capacitações e mentorias para pequenas empresas e organizações rurais, em especial lideradas por mulheres.

Solange Pereira - Fundadora da empresa AVVES, consultora em comércio exterior, gestão de conhecimento e qualidade, mentora no desenvolvimento de líderes, em transição de carreira e gestão de negócios. Coordenadora do núcleo de Comércio Exterior do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ASCP), é também conselheira do Hub Mulheres no Comex, associada à Sociedade Brasileira de Gestão Conhecimento (SBGC).

Formada em Administração com ênfase em comércio exterior, com especialização em gestão empresarial e gestão do conhecimento e qualidade e especialista em terceiro setor.

Tem 26 anos de experiência na iniciativa privada em multinacionais de grande porte, com alta liderança, gerenciando equipes e operações internacionais, na compra e venda no mercado externo. Atuou em negociações internacionais e contratações de serviços e soluções voltadas ao comércio exterior, estudo e parecer técnico, gestão de projetos e equipes multidisciplinares.

Thaiza Fablicio - Apaixonada por e-commerce e com 10 anos de experiência no mercado digital, é hoje co-fundadora do Mulheres no E-Commerce e atua como líder de uma equipe de campanhas digitais na Samsung Latam.

Nesses anos de experiência, esteve próxima em negócios comerciais para e-commerce, marketplace, pagamentos e segurança, e operação de e-commerce. Acredita que a democratização do digital incluirá inúmeros modelos de empresas e negócios. 

Luciana Mazzutti - Sócia e co-fundadora da Sirius Escaneamento Intraoral Ltda e sócia e administradora na LML Logística, empresa de consultoria e desenvolvimento de projetos.

Com sólida experiência em logística internacional e comércio exterior, atua há mais de 18 anos neste mercado. Tem experiência na qualificação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas com foco na exportação, sensibilizando-as para o mercado internacional, participando ativamente de ações com entidades apoiadoras.

Virgínia Haag - Profissional com 25 anos de experiência em negócios globais, tendo trabalhado com: planejamento e definição de estratégias para diferentes setores e empresas de médio e grande porte; desenvolvimento e prospecção de oportunidades em mercados da América Latina, EUA, Europa, África e Ásia; negociação de contratos internacionais e alianças estratégicas; equipes multiculturais em projetos globais; treinamento e formação de líderes globais; desenvolvimento de metodologias de internacionalização para Banco Santander, CNI e APEX.

Graduação e mestrado em Economia pela UFRGS. Estudante em doutorado de Inovação na Unicamp. Cursos de especialização em internacionalização, marketing internacional e alianças estratégicas em: Universidade de Michigan-EUA, INSEAD-França, CBI – Centro de Promoção de Importações localizado na Holanda. Facilitadora de cursos de internacionalização em diversas empresas globais. Certificada pela Aperian Global para condução de seus treinamentos. Conferencista internacional em Internacionalização e Governança e professora do MBA do IEL.

Vivianne Vilela - Há 11 anos é Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil, maior projeto de educação que fomenta o desenvolvimento do e-commerce do Brasil. Ao longo destes anos se especializou na adequação de conteúdo para eventos de grande porte, com foco na educação para executivos sêniors.

Em paralelo, desenvolveu habilidades de comunicação para fazer palestras, apresentar eventos para grandes audiências técnicas, além de mediar painéis nas mais diversas áreas de conhecimento que envolvem uma operação online e a fazer palestras customizadas para cada setor da economia que esteja planejando uma operação de e-commerce.

É graduada em Secretariado Executivo pelo Unicentro Newton Paiva, de Belo Horizonte, com diversos cursos de especialização em: marketing digital, gestão de pequenos negócios e gestão de projetos pela FGV. Tem MBA em gestão de e-commerce pela Escola Superior de E-Commerce.


https://noticias.portaldaindustria.com.br