MWM implementa tecnologia de motor a biometano em caminhões e motobombas da Cocal
Atualmente, já são 20 equipamentos operando a biometano na unidade da Cocal em Narandiba (SP)
A MWM, empresa subsidiária da Tupy, uniu forças à Cocal, líder no setor sucroenergético do oeste paulista, para realizar uma transformação inovadora em caminhões e motobombas movidos a diesel para biometano. A iniciativa, que teve planejamento inicial em 2022, oferece a Cocal uma solução de transporte de baixo carbono, contribuindo para a descarbonização do setor. A transformação consiste na substituição dos motores a diesel por novos motores 100% a gás e sistema completo de alta pressão.
Com essa parceria estratégica, a Cocal já conta com 20 equipamentos com motores MWM 100% gás com potências entre 220 e 330 cv. Os caminhões e motobombas transformados já estão em plena operação, utilizando exclusivamente o biometano como combustível. Cristian Malevic, diretor de Descarbonização da MWM, ressalta que a iniciativa representa um marco importante na adoção de soluções sustentáveis no setor sucroenergético. “Além da redução do impacto ambiental, há outros benefícios, como a simplificação da manutenção e reposição de peças, com cerca de 85% dos componentes idênticos aos utilizados nos motores a diesel. E a similaridade no consumo, torque e potência em relação aos motores a diesel garante desempenho e eficiência “, explica Malevic.
O biometano utilizado é produzido de maneira sustentável, proveniente dos resíduos da cana (vinhaça e torta de filtro) que são transformados na planta de biogás da Cocal, localizada em Narandiba (SP). Este gás renovável é distribuído para os clientes por meio de carretas ou gasoduto e, simultaneamente, integra a frota da empresa, contribuindo para a redução do consumo de diesel durante a safra.
“Nosso principal desafio na utilização de equipamentos a biometano no campo está na autonomia e logística de abastecimento. Por isso, estamos ao lado da MWM para buscar soluções que viabilizem cada vez mais a operação em larga escala. Na última safra, que se encerrou em março / 24, a Cocal atingiu o consumo total de 685 mil m³ de biometano na própria frota – o equivalente a 1.900 ton. de CO2 que deixaram de ser emitidas na atmosfera”, afirma o diretor agrícola da Cocal, Jurandir de Oliveira.
As empresas estão comprometidas em continuar desenvolvendo iniciativas inovadoras para impulsionar a transição para fontes de energia mais limpas, economicamente viáveis e, assim, sustentáveis. Novas ações e projetos estão previstos para serem anunciados ainda neste ano, consolidando ainda mais o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
Sobre a MWM
A MWM, uma marca TUPY – multinacional brasileira dedicada ao desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais para bens de capital, é fabricante de motores, geradores de energia, motobomba de irrigação e torres de iluminação. Há mais de sete décadas no Brasil, atende a diversos segmentos e exporta para mais de 45 países. A Empresa oferece soluções completas em descarbonização para o campo e para a cidade, possui um extenso portfólio de peças de reposição e é referência em operações de contratos de manufatura. Seus clientes contam com uma renomada e capacitada rede de distribuição e serviços com mais de 1.300 pontos no Brasil e no mundo.
Sobre a Tupy
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG e Joinville/SC, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Itália e EUA.
Sobre a Cocal
A Cocal é uma empresa 100% nacional, produtora de cana-de-açúcar, açúcar, etanol, energia elétrica, biometano, CO2 food grade e levedura seca. Com atuação há mais de quatro décadas no setor sucroenergético, vem investindo cada vez mais em tecnologias de ponta para o aproveitamento máximo da cana-de-açúcar. Suas áreas industriais estão localizadas nos municípios de Paraguaçu Paulista e Narandiba, no oeste do estado de São Paulo.
Parabéns!