rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-feira-fiesp-sp
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-universo-totvs-sp-2
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-startse-ai-day
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-sebrae-campinas-innovation-week-1
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-sesi-fispal-tecnologia-feira-sao-paulo

Novo episódio do podcast da ApexBrasil mostra aos pequenos empresários que exportar não é bicho de sete cabeças 

Novo episódio do podcast da ApexBrasil mostra aos pequenos empresários que exportar não é bicho de sete cabeças 

Apexpod: com histórias de sucesso, novo episódio do podcast da ApexBrasil mostra aos pequenos empresários que exportar não é bicho de sete cabeças

Empresária de móveis de madeiras sustentáveis do Acre e presidente de cooperativa de artesãs do Tocantins contam, no podcast da ApexBrasil, como conquistaram o mercado internacional com o apoio da Agência. Novo episódio vai ao ar nesta sexta-feira (17).

A empreendedora Eliene Bispo, liderança feminina no Norte do país e presidente da Associação Dianapolina de Artesãos (TO), teve seu trabalho conhecido em todo o Brasil após a primeira-dama, Janja Silva, utilizar na cerimônia de posse presidencial um blazer embelezado com detalhes em capim dourado produzido por ela. Mas foi após uma rodada do programa Exporta Mais Brasil da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), em Fortaleza (CE), que o bordado de Eliene começou a ganhar o mundo. Sua venda mais recente, fruto de negociação com apoio da Agência, foi para uma compradora da Irlanda.

Foi também durante uma rodada de negócios do mesmo programa que a empresa Ybirá Biodesign da Amazônia, do Amapá, que produz móveis a partir de madeira sustentável de árvores tombadas de forma natural, realizou a sua primeira venda internacional para a Alemanha. Hoje, a empresa negocia também com Guiana Francesa, Itália e Estados Unidos. “A partir do programa nos sentimos preparados. É como se a Apex fosse nossos olhos lá fora, mostrando que o negócio é possível”, ressalta a sócia da empresa, Alessandra Bezerra.

Essas duas histórias inspiradoras de empreendedores que encararam os desafios da exportação e alcançaram o mercado internacional serão contadas no segundo episódio do Apexpod, o podcast da ApexBrasil que está disponível em todos os tocadores de podcast do país. A partir das 9h da próxima sexta-feira (17), o ouvinte vai saber, pelo relato dos próprios empresários e pela entrevista com o gerente Regional da ApexBrasil, Jacy Braga, que exportar é possível e que a ApexBrasil pode ajudar. “A primeira vez que fui exportar quase desisti. Pareceu complicado. Mas a gente vai perdendo o medo”, revela Eliene Bispo, que há 20 anos trabalha com capim dourado e antes foi manicure, vendedora, produtora de doces e de comidas para casamento.

“Exportar não é um bicho de sete cabeças e a Apex pode oferecer muito apoio. A exportação muda a história de uma empresa”, afirma o gerente Regional da Agência, Jacy Braga, durante entrevista para o podcast. “Para a pequena empresa exportar, o principal é acreditar que é possível”, reforça. Recheado de informações e com dicas valiosas dos empreendedores que superaram o medo de vender para o mundo, o episódio vai abordar também como funciona o programa Exporta Mais Brasil, que vem aproximando compradores internacionais de produtores nacionais desde 2023.

Sobre o Exporta Mais Brasil

Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Mais Brasil foi criado pela ApexBrasil com o objetivo de potencializar as exportações do país a partir de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia, de todas as regiões do Brasil. Por meio do programa, empresas brasileiras têm a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que vêm ao país em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.

Em 2023, o Exporta Mais Brasil completou 13 rodadas em 13 estados brasileiros, dedicadas a 13 diferentes setores produtivos: móveis, em João Pessoa (PB); rochas ornamentais, em Vitória e Vila Velha (ES); Cafés Robustas Amazônicos, em Cacoal (RO); Pescados, em Foz do Iguaçu (PR); Artesanato, em Fortaleza (CE); Cervejas Artesanais, em Petrópolis (RJ); Cosméticos, em Goiânia (GO); Mel, em São Paulo (SP); Cafés Arábicas, em Belo Horizonte e interior (MG); Calçados, em Porto Alegre (RS); Produtos Compatíveis com a Floresta, em Rio Branco (AC); Frutas, em Petrolina (PE), e Audiovisual (DF).

Em 2024, mais 14 estados brasileiros serão visitados pelo programa, que contemplará ao menos 15 setores produtivos. Até o momento, o programa já realizou as rodadas com os setores de Cerâmica, durante a Exporevestir, em São Paulo (SP); de Couros e Curtumes, em São Luís (MA); de Alimentação e Bebidas para Bem-Estar, em Maceió (AL); e de Moda Íntima, em Fortaleza (CEA), no marco da feira O Ceará Está na Moda. A próxima rodada do programa será dedicada ao setor de Bebidas e vai acontecer em Palmas (TO), entre 16 e 18 de abril, durante a Agrotins. O programa já movimentou, até agora, R$ 405 milhões em negócios e promoveu mais de 4 mil reuniões de negócios entre 633 empresas brasileiras e 208 compradores internacionais de mais de 40 países. Saiba mais no site: Exporta Mais Brasil

Sobre o Apexpod

Com o slogan “Na Apex você pode”, o Apexpod apresenta semanalmente novos episódios com histórias inspiradoras de empresárias e empresários brasileiros que, mesmo achando que era impossível, conquistaram o comércio exterior com o apoio da ApexBrasil. Cada episódio traz ainda informações relevantes sobre o universo da exportação com a participação de especialistas da ApexBrasil. A primeira temporada começou na última sexta-feira (10), com um episódio focado em histórias de empresas lideradas por mulheres que exportam para o mundo. Acompanhe estes e os novos episódios a cada semana nas seguintes plataformas de áudio:

Spotify
Link

YouTube
Link

YouTube Music
Link

Apple
Link

Deezer
Link

Amazon
Link

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.