Foto: acervo IEL Ceará - Alunos e professores participantes do projeto na federação

Parceria entre IEL e SESI ajuda jovens a mapear a trajetória profissional de forma consciente

Já pensou em sair do Ensino Médio não apenas com um diploma, mas com um verdadeiro mapa para o futuro? Essa é a proposta do Projeto Vida e Carreira, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Nele, alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da rede SESI participam de mentorias, testes vocacionais, visitas a indústrias e atividades que estimulam o autoconhecimento e planejamento profissional. O formato piloto está presente nos estados do Ceará, Goiás, Tocantins, Espírito Santo e Santa Catarina, desde janeiro de 2025 e tem alcançado resultados positivos.  


“O Projeto Vida e Carreira é um grande aliado do Novo Ensino Médio ao preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho e da vida adulta. Ele atua como um fio condutor que une escola, mercado e autoconhecimento”, afirmou Sarah Saldanha, superintendente nacional do IEL. 


Mais do que uma orientação profissional, a jornada é estruturada em três eixos: olhar para si, olhar para o mundo e olhar para o futuro. Cada um propõe tarefas que estimulam o autoconhecimento, a compreensão das oportunidades de carreira e o planejamento de trajetórias profissionais com base nas transformações tecnológicas e sociais.

Para a superintendente do IEL, o projeto ultrapassa a escolha de uma profissão e ajuda os jovens no desenvolvimento de competências essenciais para a vida como tomada de decisão, empatia, trabalho colaborativo e responsabilidade sobre as escolhas. “Preparamos profissionais e líderes para o futuro. O papel do IEL também é guiar esses jovens para a construção de suas carreiras”, contou Sarah.

As atividades são variadas: testes vocacionais, inventário de carreira, programas de mentoria, visitas técnicas a indústrias, ciclos de palestras, fóruns de carreira, laboratórios de aprendizagem e, futuramente, congressos. Cabe ao departamento estadual do IEL selecionar as modalidades.

Aprovada em 2017, a reforma do Ensino Médio alterou a estrutura dessa etapa da educação básica ao criar trilhas formativas e aumentar a carga horária para integrar conteúdos obrigatórios às áreas de interesse e desenvolvimento dos alunos. O Vida e Carreira fortalece a estrutura de apoio para que adolescentes planejem o futuro.

Construir escolhas com propósito

O piloto do Vida e Carreira nasceu a partir de um projeto idealizado no IEL Ceará (CE), em uma escola SESI/SENAI no bairro de Parangaba, em Fortaleza (CE), que logo transbordou para outras unidades educacionais da rede na federação.

“Quando o IEL Nacional conheceu, resolveu lançar em rede nacional. O projeto trouxe resultados tão importantes que precisaram ser expandidos para todo o Brasil”, complementa a gerente de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL CE, Lourena Cordeiro.

Os testes em outros estados começaram em janeiro de 2025, em Goiás, Tocantins, Espírito Santo e Santa Catarina.

Os estudantes passaram pela avaliação da Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP) em todos os estados participantes, na qual se mapeia o nível de preparo dos alunos para tomar decisões sobre o futuro.

No Ceará, por exemplo, alunos do 1º ano também tiveram o ciclo de palestras e visitas às indústrias locais como atividades pós EMEP. Alina Sales, psicóloga e coordenadora do projeto Vida e Carreira no estado, explica a riqueza de oferecer aos alunos experiências realmente vivenciais, que saiam do aprendizado teórico e mostrem a realidade da indústria.

“Na indústria, existem diversas possibilidades de trabalho e de crescimento profissional e essa é uma estratégia para modificar a percepção que muitos jovens têm de que a indústria é ultrapassada. Mostramos que a indústria é moderna e tecnológica”, explica Alina.

Resultados que inspiram a trajetória

Em Goiás, uma vez aplicada a EMEP, os estudantes participaram de sessões de mentorias e palestras, com resultados positivos. Lídia Lemes, psicóloga e coordenadora do projeto no IEL Goiás, contou que essa fase inicial foi fundamental para avaliar a viabilidade da proposta e estimar o impacto no público-alvo.

“Com base na observação direta e no retorno dos participantes, identificamos pontos fortes e aspectos que podem ser aprimorados nas próximas etapas”, explicou Lídia.

Segundo ela, os jovens dessa faixa etária estão em plena transformação neurobiológica, com o córtex pré-frontal, área do cérebro ligada à tomada de decisões, ainda em desenvolvimento. Assim, o Vida e Carreira contribui com o processo de escolhas conscientes por parte dos adolescentes, não apenas relacionadas à profissão, com desdobramentos sobre a maturidade emocional e social dos adolescentes.

O IEL Espírito Santo apostou nas atividades de inventário de carreira e mentoria na primeira etapa do projeto, além da aplicação da escala.

Para o aluno Pedro Victor da Silva Nascimento, do 1º ano do ensino médio do SESI Jardim da Penha, em Vitória (ES), a participação no projeto trouxe método.  “Me auxiliaram a montar um roteiro de estudos que permitiu que eu me conhecesse melhor enquanto estudante”, conta.

A experiência ajudou Mariana Morena da Silva Alves, também aluna do 1º ano do ensino médio na mesma escola, a entender as próprias ambições para o futuro.

“O projeto abriu portas para desvendar minhas curiosidades, pude fazer um amplo estudo das possíveis profissões. Isso agregará bastante na tomada de decisão. Chegar ao mercado de trabalho com a consciência do que é funcional faz toda diferença”, diz.

Laboratórios e palestras em Santa Catarina, mentoria em Tocantins

Em Santa Catarina, a estratégia escolhida incluiu laboratórios de aprendizagem e ciclo de palestras aplicados na Escola SESI de Florianópolis. Agora, o foco é a expansão para que o projeto chegue a outras unidades escolares do SESI no estado. “Queremos consolidar a iniciativa como uma ferramenta estratégica de apoio à orientação profissional, capaz de impactar um número ainda maior de jovens”, destacou a gerente executiva do IEL SC, Vanessa Wohlgemuth.

Para ela, a apresentação das oportunidades e desafios da indústria amplia o repertório dos jovens e a conexão entre educação e mercado, com o despertar do interesse pelas múltiplas possibilidades de atuação no setor.


“Ao estimular o autoconhecimento, a consciência profissional e a visão de futuro, o projeto prepara os estudantes para tomar decisões mais assertivas, com maior maturidade. Com isso, contribuímos para a formação de profissionais mais conscientes, preparados e alinhados às demandas da nova indústria”, contou Vanessa.


Tocantins usou o EMEP combinado com o inventário de ações de mentoria individualizada. A escolha levou em consideração a realidade local e os interesses dos alunos. “Temos grande satisfação em perceber o quão bem aceito e acolhido o projeto tem sido, tanto por parte dos alunos quanto pela instituição de ensino. Aguardamos a segunda fase, em que o projeto chegará às outras escolas SESI do nosso estado”, conta Cleuda Resende, técnica em estágio do IEL TO.

Cleuda explicou que o projeto conta com uma linguagem acessível, escuta ativa e incentivo à expressão individual. “A proposta aproxima o estudante do universo profissional de forma prática e acolhedora. O resultado é a formação de indivíduos mais confiantes, preparados para tomar decisões e contribuir ativamente com o desenvolvimento da indústria”, constatou.

Quem educa também trilha caminhos?

Outro diferencial do Projeto Vida e Carreira é a preocupação com a formação dos educadores. Em parceria com o Centro SESI de Formação em Educação, o IEL já desenvolveu uma trilha formativa contínua para capacitar os professores da rede SESI que conduzem esse componente curricular nas escolas.

Essa formação aborda metodologias inovadoras, tendências do mundo do trabalho e estratégias de apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. A proposta é garantir que o projeto se mantenha atualizado com as transformações do cenário global.

A expectativa é que, no final do segundo semestre de 2025, o Congresso de Carreira reúna profissionais de todo o Brasil em uma grande troca de experiência e fortaleça ainda mais essa rede de apoio e construção de futuro. Com a finalização da fase piloto, o IEL Nacional prepara a expansão do projeto com ajustes baseados nos aprendizados iniciais. “O Vida e Carreira não é apenas um projeto: é uma bússola para orientar os jovens na travessia da adolescência para a vida adulta, com clareza, confiança e propósito”, finaliza Sarah Saldanha.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br