rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-feira-fiesp-sp

Qual a diferença entre bolsa de estudo e bolsa de pesquisa?

Qual a diferença entre bolsa de estudo e bolsa de pesquisa?

Qual a diferença entre bolsa de estudo e bolsa de pesquisa?

A Agência de Notícias da Indústria explica as principais características dos dois recursos

Nas esferas acadêmica e profissional, diversas pessoas têm dúvidas sobre bolsas de estudo e pesquisa. Qual a diferença entre as duas? Quais os benefícios de cada uma? O que fazer para conseguir esses recursos? Para acabar com os questionamentos, a Agência de Notícias da Indústria explica as principais distinções entre os dois incentivos. Vem conferir!

O que é bolsa de estudo?
Bolsa de estudo é um suporte financeiro para estudantes do ensino médio ou superior. O recurso custeia as despesas acadêmicas, como mensalidade, transporte, material escolar e alojamento, e é ofertado por instituições governamentais e de ensino.

As bolsas de estudo podem ser concedidas por diferentes fatores. Por exemplo:

Destaque acadêmico: voltadas para estudantes com histórico disciplinar de excelência;

Destaque esportivo ou artístico: voltadas para estudantes com histórico de excelência em alguma atividade esportiva ou artística;

Situação econômica: voltadas para estudantes de baixa renda;

Iniciação científica: voltadas para estudantes que querem ingressar no ramo das ciências.

O que é bolsa de pesquisa?
Bolsas de pesquisa também se baseiam em suporte financeiro, mas são voltadas para estudantes do ensino superior ou profissionais já formados. O objetivo é que os bolsistas atuem em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O recurso é ofertado por instituições governamentais, de ensino e de pesquisa.

O que diferencia os dois tipos de recursos?
Apesar de ambas se baseariam em suporte financeiro, a grande diferença entre a bolsa de estudo e a bolsa de pesquisa está no direcionamento de recursos. As bolsas de estudo utilizam o auxílio para aumentar a acessibilidade educacional, diminuir a evasão escolar e universitária, e ampliar o conhecimento acadêmico dos estudantes. As bolsas de pesquisas, por sua vez, usam para incentivar pesquisadores para participarem de projetos de PD&I, simultaneamente complementando a formação na área.

Procura bolsas de pesquisa? O Inova Talentos tem!
Desde sua criação, em 2013, o programa Inova Talentos, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), tem sido um catalisador da inovação no Brasil, com foco na integração entre academia e indústria. Cerca de 3 mil pesquisadores receberam bolsas na última década para atuar em diferentes setores industriais, movimentando mais de R$ 148 milhões em projetos de PD&I.