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Tecnopuc vai sediar núcleo de inovação da CMPC em Porto Alegre

Tecnopuc vai sediar núcleo de inovação da CMPC em Porto Alegre

Tecnopuc vai sediar núcleo de inovação da CMPC no Brasil

A CMPC e o Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – assinaram contrato para a instalação do núcleo de inovação que a gigante multinacional do agro terá no Brasil. Uma das maiores empresas do ramo no mundo, com sede no Chile, 24 mil colaboradores e presença em 12 países, a CMPC já está adaptando o espaço físico onde a equipe de P&D manterá um escritório de trabalho, que integrará o Celeiro AgFood Hub do Tecnopuc, em Porto Alegre.

A iniciativa da CMPC faz parte de investimentos da companhia em pesquisa, inovação e bioeconomia, cujo objetivo é ajudar a moldar um mundo mais sustentável. Francisco Ruiz-Tagle, CEO da CMPC, descreveu como “fundamental a utilização de tecnologias novas e disruptivas que não só gerem valor para clientes e consumidores, mas também permitam priorizar a eficiência e a sustentabilidade de seus processos para criar uma economia para o futuro”. Segundo a diretora de P&D e Bioeconomia da CMPC, Bibiana Rubini, “a imersão em um ambiente de inovação, como o Tecnopuc, é fundamental para descobrir novas ideias e soluções, impulsionando a construção de um futuro mais resiliente a mudanças climáticas e baseado em materiais de origem renovável”.

Para o coordenador do Celeiro AgFood Hub e professor da Escola de Negócios da PUCRS, Luís Humberto Villwock, a presença do núcleo de inovação da CMPC “representa um novo patamar de inserção do hub no desenvolvimento de projetos e novos negócios para o agro brasileiro, com ênfase em sustentabilidade ambiental e promoção de pesquisas técnico-científicas em áreas portadoras de futuro, como mitigação de gases de efeito estufa, descarbonização, hidrogênio verde, entre outros”. A iniciativa é realizada em colaboração com o IPR-PUCRS (Instituto do Petróleo e Recursos Naturais da PUCRS), instituto de pesquisas de referência global nesses temas.

Em 2023, a CMPC lançou um fundo global de US$ 100 milhões para investir em startups, parcerias com outras empresas e universidades. O objetivo é apoiar projetos de desenvolvimento de soluções a partir da fibra natural em matéria de digitalização, circularidade, fibras têxteis, embalagens sustentáveis, madeira, biomateriais e energia verde. Como reconhecimento a essas ações, a CMPC foi eleita líder do ranking de Sustentabilidade Corporativa da S&P Global. No ano passado, a CMPC já havia sido eleita a empresa mais sustentável do mundo na categoria Celulose e Papel pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2023, que é um dos indicadores mais respeitados nesta área.

Sobre o Tecnopuc

O Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – é um ecossistema de inovação global que tem como missão ajudar a transformar a sociedade por meio do conhecimento aplicado em negócios inovadores e de impacto ambiental, social e econômico, desenvolvendo e conectando talentos e organizações anywhere a partir da ciência e da tecnologia. A atuação do Tecnopuc se baseia em quatro áreas: indústria criativa, tecnologia da informação e comunicação, ciências da vida e energia e meio ambiente. Esse ecossistema abriga 250 organizações e 6,5 mil pessoas, conectadas a mais de 150 ambientes de inovação espalhados pelo mundo. Em 10 anos, a meta é desenvolver mil negócios inovadores nesse ambiente. Algumas das organizações globais expoentes ligadas ao Tecnopuc são Apple Developer Academy, HP, KPMG, Marcopolo e Junior Achievement, enquanto as nacionais e startups incluem Globo, Sebrae, UOL Edtech, 4all, getnet, entre muitas outras.

Sobre a CMPC

A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, produtos de higiene pessoal (tissue) e embalagens. A companhia é uma representante da bioeconomia e possui suas operações alicerçadas na sustentabilidade e na economia circular. Presente no Brasil desde 2009, a CMPC possui operações em sete estados. O grupo CMPC conta com mais de 24 mil colaboradores, 48 unidades produtivas distribuídas em nove países da América Latina e cerca de 23 mil clientes atendidos ao redor do mundo.