rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-feira-fiesp-sp
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-universo-totvs-sp-2
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-startse-ai-day
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-sebrae-campinas-innovation-week-1
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-sesi-fispal-tecnologia-feira-sao-paulo

TOTVS reúne 12 mil pessoas no maior evento de tecnologia e negócios do Brasil

TOTVS reúne 12 mil pessoas no maior evento de tecnologia e negócios do Brasil

Nas últimas quarta (28) e quinta-feira (29), aconteceu em São Paulo a edição 2023 do Universo TOTVS, um dos principais eventos de tecnologia e negócios do país. Entre diversas master classes, debates, workshops e interações, a empresa aproveitou para levar conteúdo de valor para entusiastas de tecnologia, anunciar novidades e estreitar laços com seus clientes. O Canaltech acompanhou de perto tudo o que aconteceu nesses dois dias de evento.

Especialistas e executivos da TOTVS abordaram as principais tendências em tecnologia pela ótica das três dimensões de negócios da empresa: Gestão, Techfin e Business Performance. Mais de 12 mil pessoas compareceram nos dois dias de evento e assistiram a 240 conteúdos, ministrados por quase 400 palestrantes. Na ocasião, 250 parceiros – entre patrocinadores, expositores, clientes e parceiros de negócio – também marcaram presença. 

Os conteúdos apresentados no evento foram distribuídos entre seis categorias: 

  • Code no Code: aulas práticas e teóricas sobre sistemas TOTVS, com 48 conteúdos apresentados;
  • Tracks: palestras sobre os segmentos de atuação da TOTVS, apresentadas pelos especialistas da companhia, com 119 palestras ao todo;
  • Class by Universidade TOTVS: 44 rodas de conversa com professores de grandes instituições de ensino de diferentes áreas para capacitação dos profissionais que visitaram o evento;
  • Arena Developers: 11 painéis e palestras com os temas mais urgentes e atuais para desenvolvedores e profissionais de TI;
  • Dimensa: espaço da empresa referência em tecnologias para operações financeiras, resultado a união entre TOTVS e B3, onde foram apresentadas oito palestras;
  • Plenária: palco principal do evento, onde aconteceram seis master classes, quatro painéis e uma atração especial protagonizada pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

Além das interações, especialistas se espalharam por espaços destinados a mostrar, na prática, o portfólio oferecido pela empresa e as modernizações em suas aplicações, sempre pautadas na inovação.

Primeiro dia

Quem abriu o evento foi o presidente da TOTVS, Dennis Herszkowicz, com a master class “Tecnologia é essencial”. A apresentação abordou a tecnologia e suas transformações nos últimos anos, além do – ainda – enorme mercado endereçável dos sistemas de gestão e o que esperar do futuro.

A conversa teve sequência com o vice-presidente de Plataformas da empresa, Gustavo Bastos, que entregou informações sobre a estratégia tridimensional da TOTVS e seus objetivos de modernização, enfatizando a importância da segurança da informação. Segundo o speaker, a nuvem da companhia abarca mais de 40 aplicações para 320 mil usuários. 

Para encerrar a primeira rodada de apresentações do board do primeiro dia, tivemos Marcelo Cosentino, vice-presidente de Negócios para Segmentos, falando sobre “softwares realmente especializados para o seu negócio”. 

Inteligência artificial no entendimento da saúde humana

De modo geral, a inteligência artificial tem sido um assunto muito pautado sempre que se fala sobre tecnologia. No Universo TOTVS 2023, isso não foi diferente. O ponto alto do primeiro dia foi o painel com o especialista em blockchain Gustavo Paro, o neurologista David Schlesinger, que é PhD em genética humana e CEO da Mendelics, laboratório de sequenciamento genético, e Laércio Cosentino, fundador e presidente do Conselho de Administração da TOTVS. No painel, foi abordada a questão de como a inteligência artificial vem ajudando a interpretar o genoma, além de levantar a necessidade da integração dos sistemas de saúde, através do open health. 

Na apresentação os speakers deixaram claro, ainda, que a inteligência artificial tem muito a colaborar na área da saúde, considerando prontuários e receitas médicas — embora ainda esteja se concretizando a passos sutis.

Pesquisa Inteligência de Dados para Marketing

O Canaltech participou de um bate-papo com Cristiano Nobrega, CEO e cofundador da Tail by TOTVS (plataforma de inteligência de dados, que ajuda as empresas a melhorar seu marketing e viabilizar a melhor performance), e Alessandra Frisso, da H2R Pesquisas Avançadas. 

Ambos comentaram os resultados da pesquisa Inteligência de Dados para Marketing, que aponta que 73% das empresas brasileiras reconhecem a importância do uso intensivo de dados nas para suas estratégias de marketing. No entanto, 27% ainda não reconhecem os dados como algo crucial para esse processo.

Para o estudo sobre inteligência de dados, foram entrevistadas 172 empresas, das cinco regiões do Brasil, dos segmentos de varejo (58%), serviço (32%) e indústria (10%). Segundo a análise, 98% das empresas coletam algum tipo de dado dos consumidores. 

Na ocasião, Cristiano comentou sobre a diferença entre as empresas que reconhecem a importância dos dados e as que ainda não reconhecem: “A gente está vivendo um mundo cada vez mais digital e fluido onde é quase impossível não coletar dados, mesmo que não se queira. Nossa proposta foi entender onde estamos pisando e, a partir disso, endereçar essas questões em um ambiente que não deixa de ser heterogêneo, portanto temos que tratar de forma diferente esses desiguais”.

Para Alessandra, “86% das empresas dizem que a contratação da plataforma é uma decisão de negócio. Esse dado também corrobora: não é só a plataforma, é a decisão do negócio, de olhar para a integração dos dados”.

O som da emoção

Para encerrar o primeiro dia do Universo TOTVS, a Orquestra Sinfônica Heliópolis encheu o palco principal com a apresentação “O som da emoção: trilhas sonoras inesquecíveis em um universo em expansão”, em que tocou trilhas sonoras famosas de grandes produções cinematográficas, como Star Wars, Harry Potter, The Avengers e Indiana Jones, entre outras. 

Segundo dia

Também começando com master classes, o segundo dia do evento explorou as dimensões de Business Performance e Techfin da companhia. A primeira apresentação do dia, “A próxima geração de tecnologias que impulsionarão o crescimento das empresas”, foi ministrada por Juliano Tubino, CEO da RD Station.

Na sequência, o diretor-executivo da TOTVS Techfin, Eduardo Neubern, subiu ao palco para falar sobre “mais eficiência e produtividade com serviços financeiros integrados e personalizados”. 

Varinhas, sabres de luz e o poder da narrativa

Qual a importância de uma boa narrativa? Para o universo cinematográfico, faz toda a diferença. Para o mercado corporativo, também. Foi esse o cerne da conversa mediada por Marcelo Forlani (cofundador do Omelete e da CCXP), e protagonizada por Eduardo Lima (cocriador gráfico de Harry Potter) e Pablo Hidalgo (executivo criativo da Lucasfilm Ltd., produtora por trás da saga Star Wars).

De acordo com Eduardo, na vida diária, a linguagem visual é importante para qualquer empresa, e essencial para a história que se quer contar. É o apoio do objetivo principal. Por sua vez, Pablo completou que a chave da narrativa é a sinceridade, ou seja: contar uma história com a qual o público possa se identificar. Assim, a empresa não tem apenas clientes, mas sim fãs.

O painel também trouxe à tona a inteligência artificial (IA) no design, uma vez que a tecnologia vem conquistando cada vez mais espaço. 

Deuses e monstros da inteligência artificial

Com mediação de Vincent Goetten, diretor do TOTVS Labs (laboratório de inovação da TOTVS na Carlina do Norte), e participação do neurocientista Miguel Nicolelis e de Jean da Rolt, pesquisador em IA e nanoeletrônica, o painel “Deuses e Monstros da inteligência artificial” foi um dos foi um dos pontos altos do segundo dia. Mais uma vez, assistimos no debate os potenciais e os “perigos” da inteligência artificial para a humanidade.

Na ocasião, Nicolelis fez um alerta: com tanta utilização das máquinas, a mente humana pode perder faculdades fundamentais, modificando as estratégias da resolução de problemas. O neurocientista pontuou que a humanidade não pode esquecer de quem é. Em contrapartida, o próprio estudioso garantiu que o cérebro humano se adapta a mudanças, como um verdadeiro camaleão.

Essencial: o que levar na bagagem. Para o espaço e para a vida

A última master class do evento foi comandada pela primeira mulher afro-americana a pilotar uma espaçonave: Dra. Sian Proctor, astronauta e geocientista que participou da missão SpaceX Inspiration4, primeira missão orbital totalmente civil.

Proctor apresentou a importância de alguns fatores para encarar as situações adversas da vida — e que a ajudaram em seu processo até a realização de seu sonho de conhecer o espaço, como: preparação, persistência, criatividade, oportunidade, inspiração e responsabilidade.

Como primeira mulher afro-americana a pilotar uma espaçonave, Sian também falou sobre a importância da diversidade, que dá acesso a conhecimento que não tivemos antes. Segundo a astronauta, trata-se de uma forma de romper barreiras e criar uma conexão que normalmente não haveria.

Prêmio TOTVS Brasil que FAZ

O encerramento do Universo TOTVS 2023 contou com a cerimônia do Prêmio TOTVS Brasil que FAZ, apresentada por Dennis Herszkowicz, presidente da companhia, e por Alexandre Apendino, vice-presidente de Atendimento e Relacionamento da TOTVS. Ao todo, 70 empresas foram finalistas nas 14 categorias. Confira as vencedoras:

  • Agro: Grupo Farropilha
  • Construção e projetos: Emccamp
  • Distribuição: Dental Vida Farma
  • Educacional: SENAI
  • Food Service: Jangada
  • Hotelaria: Hot Beach Resorts
  • Jurídico: Vezzi Lapolla Mesquita
  • Logística: BBM Logística
  • Manufatura: DS Tecnologia
  • Prestadores de serviços: Security
  • Saúde: CEJAM
  • Supermercados: Grupo Koch
  • Varejo: Petz
  • Recursos Humanos: Wika

ESG no Universo TOTVS

Pela primeira vez, o Universo TOTVS firmou o compromisso de compensar suas emissões de carbono. A iniciativa foi parte de um plano ESG desenhado especialmente para o evento, que contemplou outras ações na frente ambiental e social.

Para a missão, a TOTVS contou com a parceria do Green Carbon by NDD, greentech brasileira do grupo NDD, que realiza o plantio de árvores com alto poder de captura de carbono em unidades de manejo florestais que seguem as boas práticas estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores brasileiros e internacionais. Para a compensação do Universo TOTVS, serão plantadas em torno de 4.000 mudas de árvores Pinus Elliottii em uma unidade de conservação ambiental na Serra Catarinense, que receberão manejo permanente durante todo o ciclo de vida. A espécie tem alta capacidade de captura de carbono e a região, por sua vez, tem solo e clima propícios ao plantio, mantendo a flora e fauna do entorno prósperas.

O plano ESG do evento também incluiu a coleta seletiva de todos os resíduos, e venda ou doação de todo o material reciclável.

Em relação a ações sociais, todo o lucro obtido com as vendas da Gift Shop do evento foi revertido para o Instituto de Oportunidade Social (IOS), do qual a TOTVS é fundadora e mantenedora. O IOS oferece formação profissional gratuita na área de tecnologia para jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.

Por fim, o Universo TOTVS contou com um casting diverso e inclusivo em todo o evento, promovendo um ecossistema mais plural que representou a diversidade de diversas formas. Considerando ainda os aspectos de inclusão e as premissas básicas de acessibilidade, todos os espaços do evento, como salas de conteúdo, stands e banheiros, foram adaptados com rampas e assentos especiais para garantir equidade de acesso a todo o público. 

“A TOTVS é uma empresa que pensa e promove o ESG. E sendo o Universo TOTVS o maior evento anual da companhia, essa pauta não poderia ficar de fora. Em primeiro lugar, porque é o certo a ser feito. Além disso, é uma forma da gente desdobrar em ações práticas alguns aspectos da nossa Política de Sustentabilidade, que reflete o propósito e a visão da companhia sobre a forma como seus negócios podem influenciar e impactar positivamente e de forma sustentável todo o ecossistema. Somos referência em ESG como companhia, e isso passa por termos a mesma preocupação com um evento tão grande como o Universo TOTVS”, destaca Diana Rodrigues, diretora de Marketing da TOTVS.


https://canaltech.com.br